Zanin se declara impedido de julgar recurso em caso de Bolsonaro

Com o impedimento de Zanin, o caso será examinado por quatro ministros da Primeira Turma do STF, incluindo o relator Flávio Dino.

Ministro Cristiano Zanin | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou sua impossibilidade de julgar o recurso interposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua coligação contra uma multa de R$ 70 mil imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

IMPEDIMENTO DO MINISTRO E DESDOBRAMENTOS LEGAIS: Com o impedimento de Zanin, o caso será examinado por quatro ministros da Primeira Turma do STF, incluindo o relator Flávio Dino. Este último já manteve a condenação, juntamente com Luiz Fux, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Em caso de empate, um quinto ministro será convocado.

ORIGEM DA CONDENAÇÃO E RECURSOS INTERPOSTOS: A condenação pelo TSE diz respeito ao impulsionamento indevido de um vídeo contendo ataques ao adversário político de Bolsonaro, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. O impulsionamento para ataques a adversários é proibido pela norma do TSE.

Após a negativa do recurso na Justiça Eleitoral, Bolsonaro recorreu ao STF, onde o pedido também foi rejeitado pelo relator Flávio Dino.

ARGUMENTOS DA DEFESA E DECISÃO DO STF: A defesa de Bolsonaro alega que a multa é desproporcional, considerando o curto período em que Lula aparece no vídeo. Eles argumentam que a propaganda eleitoral é um instrumento de informação e que a multa deveria ser revista.

Por sua vez, o TSE destacou que, além do impulsionamento indevido, o grupo não identificou os responsáveis pelas postagens, o que é obrigatório. A multa foi fixada em R$ 70 mil, correspondendo ao dobro do valor gasto para impulsionar o conteúdo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES