Zanin toma posse no STF nesta quinta-feira; conheça o novo ministro

Ex-advogado de Lula vai ocupar a cadeira deixada por Lewandowski e poderá ficar no cargo por 28 anos, até 2050.

Zanin toma posse no STF nesta quinta-feira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (3 de agosto de 2023), o ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, de 47 anos, assumiu o cargo de novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele ocupou a vaga deixada pelo magistrado Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril deste mesmo ano.

Cristiano Zanin foi submetido a uma sabatina no Senado em 21 de junho, sendo aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) após uma sessão de 7 horas e 43 minutos, com 21 votos a favor e 5 contra. No plenário do Senado, o nome do ex-advogado de Lula recebeu 58 votos a favor e 18 contra. A aprovação ocorreu conforme previsto pelo governo, com uma margem folgada de apoio.

Cristiano Zanin foi uma figura fundamental para permitir que o presidente Lula pudesse concorrer às eleições de 2022. Em 2020, ele protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de habeas corpus que levou à anulação das condenações contra o presidente. 

Durante o julgamento, a maioria dos ministros do STF concordou com os argumentos da defesa, representada por Cristiano Zanin, de que as acusações contra o presidente Lula não deveriam ter sido analisadas pelo ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR), que até então era o responsável pelas condenações. É importante ressaltar que Sergio Moro atualmente é senador da República. Em virtude dessa decisão, a Corte determinou que os casos relacionados a Lula fossem transferidos para a Justiça Federal em Brasília.

Cristiano Zanin, nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, em 15 de novembro de 1975, poderá permanecer no STF até 15 de novembro de 2050, quando terá que se aposentar compulsoriamente ao atingir 75 anos de idade.

Desde 2013, tanto Zanin quanto sua esposa, a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, têm atuado na defesa do ex-presidente Lula. O casal é sócio do escritório Zanin Martins, o qual desempenha um papel central na representação legal de Lula em várias questões judiciais importantes ao longo dos anos.

O futuro ministro, Cristiano Zanin, possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Foi professor de direito civil e direito processual civil na Fadisp (Faculdade Autônoma de Direito). Além disso, é integrante do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e da IBA (International Bar Association).

Ele também é sócio efetivo do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) e associado fundador do IBDEE (Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial). Além disso, desempenha um papel relevante como cofundador do Lawfare Institute, uma instituição que se dedica ao estudo e combate ao uso indevido do sistema legal com fins políticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES