Zé Maria defende no PI quebra de sigilo de todos os candidatos

Ele comentou a polêmica sobre a quebra do sigilo de tucanos ligados à candidatura de José Serra (PSDB)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Todos os candidatos e partidos deveriam ter os sigilos quebrados". A afirmação resume a opinião do candidato do PSTU à Presidência, José Maria de Almeida, o Zé Maria, que esteve ontem cumprindo agenda de campanha no Piauí. Ele comentou a polêmica sobre a quebra do sigilo de tucanos ligados à candidatura de José Serra (PSDB), seu advserário na corrida pelo Palácio de Planalto.

Para Zé Maria, o tom de denúncia na reta final das eleições simboliza "a expressão da política praticada no país". "Por que o Serra tem tanto medo? O que ele esconde?", questionou, acrescentando que "sigilo só serve para acobertar a corrupção. Quem deseja ocupar cargo público deve deixar seus dados à disposição dos eleitores". O socialista também criticou o financiamento privado de campanhas eleitorais no Brasil. "Essa é a fonte da corrupção, já que as empresas doadoras vão querer receber de volta o que investiram em campanhas milionárias", justificou.

Expulso do PT em 1992 por ser considerado radical demais, Zé Maria afirmou que o antigo partido tem "emparelhado o Estado". O candidato do PSTU levantou ainda a bandeira da reestatização das empresas que foram privatizadas durante o Governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "A riqueza produzida deve ser investida na melhoria dos salários e condição de trabalho, e não ser enviada para o exterior", ponderou. "No Piauí temos uma região que é grande produtora de alimentos e o agronegócio cresceu muito nessa região, mas a riqueza só vai para os donos dos grandes empreendimentos" pontuou.

O sindicalista completou ressaltando que apesar da industrialização "frágil e crescente" do Estado, a riqueza produzida em solo piauiense deve permanecer na região. Zé Maria lamentou o pouco tempo disponível na propaganda no rádio e na TV, onde a sigla dispõe de apenas 50 segundos, mas destacou que, por onde passa, sua candidatura tem sido recebida positivamente pela população. "Defendemos uma sociedade socialista para ser um contraponto à situação atual", disse.

Esta é a terceira candidatura de Zé Maria pelo PSTU para o cargo de presidente. Em Teresina, ele participou ontem de um debate no Sindicato dos Correios e fechou suas atividades com um coquetel na ADUFPI (Associação dos Docentes da UFPI), acompanhado do candidato a governador da legenda, Geraldo Carvalho. O Estado já recebeu Marina Silva (PV), em julho, e José Serra, em junho. No início do mês, foi a vez de José Maria Eymael (PSDC), marcar presença no Piauí. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES