Ziza Carvalho defende revogação de autorização para plantio de soja

Semar e ICM Bio autorizar plantio de soja na área entre as serras das Confusões e da Capivara

Ziza Carvalho defende revogação de autorização para plantio de soja | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Ziza Carvalho (MDB) apresentou requerimento na sessão plenária desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa propondo que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) revoguem a autorização concedida a uma fazenda do Sul do estado para plantação de soja no corredor ecológico das Serra da Capivara e Serra das Confusões. Segundo o deputado, a autorização é um erro ecológico e econômico para o Estado.

“A autorização foi concedida para desmatamento e plantio em uma área de 12 mil hectares de soja e milho no corredor ecológico entre os parques da Serra da Capivara e Serra das Confusões. E nós sabemos que esta é uma área de conservação e proteção integral e que há diversas espécies de animais da caatinga e o corredor ecológico serve exatamente como área de fluxo desses animais e, portanto, não comporta a fixação de empreendimento do porte que foi autorizado pelo ICMBIO tanto do ponto de vista ambiental como legal”, explicou o deputado.

Ziza Carvalho defende revogação de autorização para plantio de soja - Foto: Ascom

“Esta autorização é negativa para o Piauí tanto na parte ambiental como na área econômica e impacta consideravelmente o meio ambiente, a vida selvagem e também a produção econômica do Estado do Piauí, uma vez que aquela região tem sua economia baseada na produção e extração do mel orgânico. A monocultura da soja utiliza defensivos agrícolas e agrotóxicos que podem afetar a vida das abelhas e a produção na região”, completou Ziza Carvalho.

Segundo o deputado, instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB PI) e o Ministério Público também já estão envolvidos na causa para revogar essa autorização.

ISENÇÃO -  O deputado Ziza Carvalho também falou da importância da Mensagem nº 80, enviada pelo Governo do Estado que prorroga a isenção e a concessão de subsídios no consumo de energia elétrica por estabelecimentos de produtores rurais que desenvolvam atividades exclusivas de irrigação e/ou aquicultura. Ele pediu que a matéria fosse analisada e votada o quanto antes. “Este é um projeto de incentivo muito importante que o agricultor tem, com o abatimento e isenção da sua conta para irrigação e aquicultura e que todo ano precisa ser renovado, por isso precisamos votar e aprovar o quanto antes nesta Casa”, pediu.

COMISSÕES - Na sessão plenária, o deputado Francisco Costa (PT) solicitou que seja realizada na próxima terça-feira, dia 06 de dezembro, reunião conjunta das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa com o objetivo de limpar as pautas. “Já entramos no mês de dezembro e estamos também em período de Copa do Mundo, então sugiro e peço o entendimento dos líderes para a realização de reunião conjunta de todas as comissões nas quais transmitam Projetos para que avancemos na análise e conclusão dos mesmos. Assim conseguimos mais tempo para analisar e votar o Orçamento de 2023 nas semanas subsequentes”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES