Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

"OAB é entidade da sociedade civil de maior credibilidade, diz Marcus Vinícius Furtado

Compartilhe

Na tarde desta segunda-feira (03), a equipe do Programa Agora entrevistou ao vivo, direto de Brasília, o advogado piauiense Marcus Vinícius Furtado Coelho, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele tem representado o Piauí na OAB e tem realizado excelente trabalho.

Ele esteve na Sede do Conselho Federal da OAB e comentou alguns casos que estão pautando a sociedade brasileira. Em considerações iniciais, Marcus Vinícius comentou o caso da advogada Beatriz Catta Preta que ‘abandonou’ seus clientes, todos envolvidos na Operação Lava-Jato, afirmando que a situação saiu da esfera jurídica e tomou outros rumos, tornando-se uma ameaça a ela e sua família.

Image title


“A OAB tem compromisso com a sociedade brasileira de lutar pela justiça, fraternidade e que as riquezas do país sejam usadas para benefício do povo. E também luta pelos direitos dos advogados, pois entendemos que a Ordem depende dessa classe. O advogado respeitado é um bem para o país. E temos que defendê-los de qualquer forma, para exercer sua profissão com independência e liberdade, assim tivemos uma ordem a favor da advogada no sentido que ela não será obrigada a revelar os segredos obtidos de seus clientes. Então temos o compromisso com os advogados e com a sociedade brasileira”, disse.

Maioridade Penal

“A situação de violência é absolutamente deplorável. O caso de Castelo merece repulsa da sociedade e claro que nos revolta, revolta o Brasil e o Piauí. As mulheres sofrem muito com a criminalidade e temos que nos unir contra isso, contra o aumento do consumo de drogas que vem diminuindo o potencial da juventude brasileira. Temos que agir contra o tráfico de armas e de drogas. A OAB compreende que são precisas medidas duras para punir adultos que aliciarem menores para cometer crime para acabar com esse estímulo. Tivemos também reunião com o governador de São Paulo, para mudar algumas coisas no ECA. A OAB tem uma posição jurídica sobre o assunto, mantendo-nos fiéis a garantia dos direitos brasileiros aos menores de 18 anos. Mas estamos aliados a sociedade brasileira, para que as pessoas tenham seus direitos também reservados”, afirmou.

Pesquisa sobre financiamento empresarial de campanhas políticas 

“O financiamento das campanhas políticas é polêmica e todos tem direito a sua opinião, ninguém é dono da verdade no nosso país. A Ordem tem visto a repercussão dessa atitude na administração pública e quer retirar empresas de financiamento de campanhas, até para poder reduzir a corrupção. A pesquisa aponta que 80% dos brasileiros são contra esse tipo de financiamento. A OAB foi considerada também a entidade da sociedade civil de maior credibilidade e só perdeu para as forcas Armadas no aspecto da confiança. Tivemos também a frente do Congresso Nacional e isso nos preocupa, porque queremos que o Congresso se aproxime também da população como instituição. E queremos destacar que nas campanhas não onde haver distinção entre o pobre e o rico, homem e mulher, negros e brancos, todos devemos ter igual participação.

Ele finalizou suas considerações afirmando que o exame da OAB tema função primordial de defender a sociedade.

“Todos os países desenvolvidos do mundo em que o direito é algo importante tem Exame de Ordem, para ser advogado, tem que haver o exame para evitar prejuízos para o cidadão que seja atendido por um profissional sem conhecimento. O Exame tem a função de proteger a sociedade de maus profissionais, a OAB renova compromisso com a sociedade, com exame apoiado pela sociedade brasileira”, finalizou Marcus Vinícius. Ele afirmou ainda que não tem projetos para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, mas não pode dizer não a nenhuma missão para servir ao Brasil.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar