“Alunos colocam as digitais e vão embora, tudo isso será fiscalizado”, afirma diretor do DETRAN

“Alunos colocam as digitais e vão embora, tudo isso será fiscalizado”, afirma diretor do DETRAN

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito através da coordenação que fiscaliza os Centros de Formação está intensificando as aprovações para impedir uma verdadeira ‘farra’ de algumas auto escolas que não estariam cumprindo  o que determina o Código Brasileiro de Trânsito que exige 60% de aprovação dos alunos para que as auto escolas tenham credenciamento renovado.

Tanto na capital como no interior, cerca de 30% dos 141 Centros de Formação do Piauí não atingem o índice mínimo. A pior das auto escolas não chega a 40% de aprovação em provas teóricas e práticas

O diretor de habilitação do DETRAN, Venâncio Cardoso, afirmou que as auto escolas correm o risco de não renovação do credenciamento. “Sendo muito grave pode até gerar o descredenciamento da CFC ou a não renovação do seu credenciamento, constatando que a CFC não está condizente com a legislação e não está fazendo o curso de formação pode não renovar o credenciamento no momento na renovação de portaria”, afirmou.

Segundo a direção, os alunos não estariam assistindo as aulas, eles colocam as digitais no início e no final de cada aula. No final de tudo isso algumas não conseguem atingir o índice mínimo de aprovação dos alunos que é de 60%. Jesualdo Castro, condutor não habilitado, deveria ter feito as 45 horas/aulas teóricas e 25 horas/aulas práticas mas ele confirma que não chegou a frequentar todas as aulas. “Fiz as minhas aulas completas, só que eu só estava colocando as digitais não estava praticando, já estou indo para as aulas práticas sem assistir a teórica”, declarou ele.

Dos 4.411 condutores autuados 1.173 estavam sem habilitação, a utilização dos itens de segurança também é outra falha. Para os proprietários de auto escolas as fiscalizações são importantes mas cobram também do DETRAN que ofereçam melhor avaliação. “As auto escolas preparam o aluno, quando ele chega para fazer o teste entra o fator nervosismo e isso termina sendo avaliado, todos nós quando somos submetidos a avaliação vem a questão do nervosismo. Então muitas vezes o aluno está preparado e ele fica reprovado pela questão do nervosismo, isso vai do DETRAN também”, afirma o empresário Igor Meireles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES