Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Jornal Agora

Argentina: Cristina Kirchner chega em La Pampa para último comício antes das eleições

Argentina: Cristina Kirchner chega em La Pampa para último comício antes das eleições
|
Compartilhe
Google Whatsapp

Atualizado às 17h03

Por Thays Teixeira direto da Argentina

Na tarde desta quinta-feira (17/10), a ex-presidente e candidata Cristina Kirchner realizará o último comício da campanha eleitoral para a presidencia do país, na provincia de La Pampa. O evento está marcado para acontecer as 17h.

Muitos grupos apoiadores, sindicatos de todo os setores e províncias do país começam a chegar no local para assistir ao último comício da candidata. Segundo as equipes segurança a expectativa é que venham 200 mil pessoas.


Argentina: Cristina Kirchner chega em La Pampa para último comício antes das eleições

Por Karol Gomes

A Argentina terá suas eleições presidenciais no próximo 27 de outubro, domingo, em uma disputa que pode mudar radicalmente a tendência direitista observada no continente desde 2015. A grande virada deve ocorrer nessas eleições. Quem ganhar estará diante de um país arrasado economicamente e com seu Estado em processo de desmonte.

As sondagens reafirmam as tendências desde a realização de eleições primárias nos principais partidos, no início de agosto. Pelos indicativos dos institutos Clivajes e CB Consultora de Opinião Pública, divulgados semana passada, a chapa Alberto Fernandez/ Cristina Kirchner venceria a dupla Maurício Macri/ Miguel Pichetto por 53,7% a 32,3%.

Foto: Karol Gomes / TV Meio Norte 

A correspondente do grupo Meio Norte de Comunicação, jornalista Thays Teixeira, falou direto da Argentina sobre as expectativas que rondam as eleições.

“A escolha foi em virtude do poder politico e de influencia que o governador dessa província possui, o governador Carlos Verna, a província de La Panpa tem governo peronista a mais ou menos 20 anos, então é uma província bastante forte nesse setor politico ideológico aqui na Argentina. Então o governador tem essa força e influencia com outros governadores, apesar dessa província não ser bastante populosa frente a outras províncias, o que o governador tem aqui é muita força política e influencia para conseguir apoio para chapa Cristina e Alberto.” declarou.

Sobre a esquerda voltar ao poder na Argentina, a jornalista afirma que Alberto é o favorito, segundo as eleições primérias e pesquisas. 

“Ele é favorito sim, nas eleições primárias, porque a gente tem um sistema eleitoral um pouco diferente do Brasil, eles fazem uma validação antecipada nas eleições primárias para validar se esse candidatos serão confirmados como candidatos. E nessas eleições o Alberto Fernandes e a Cristina Kirchner já ficaram em primeiro com uma diferença de voto bastante expressiva. O presidente Mauricio Macri, tem tentado reverter essa realidade de percentual de votos, mas não tem surtido muito efeito, principalmente a população mais pobre. A Argentina vem de anos de empobrecimento da população e da classe média, diferentemente do Brasil, aqui tem uma franja de classe média mais expressiva e como a classe média sofreu mais nos últimos quatro anos do governo Macri, que foram realmente anos muito difíceis do ponto de vista econômico, a perspectiva é que realmente se confirme o resultado das eleições primárias, que o Alberto fique com 57,3% dos votos.” contou a jornalista.


Thays informou que Cristina Kirchner chegou na cidade de Santa Rosa ontem por volta de 21h debaixo de muita chuva, mas com uma grande multidão a sua espera. “Ontem ela chegou às 21h no aeroporto da cidade de Santa Rosa que fica no meio do país e uma movimentação imensa no aeroporto, mais de 500 pessoas esperavam a Cristina na chuva, e mesmo assim isso não freou a participação da população na recepção dela. Alberto Fernandez deve chegar hoje na cidade por volta de 12h e o ato de encerramento que também marca o dia 17 de outubro que é um dia histórico para os Peronistas chamado de ‘Dia da Lealdade Peronista’, é uma data bastante emotiva para os militantes do movimento peronista”, disse.

Segundo a jornalista, a grande expectativa é que a campanha seja fechada com chave de ouro. “Tínhamos muita chuva, mas agora o sol começa a abrir, dizem que um dia de sol azul é um dia Peronista, é o que espera os Peronistas e os candidatos e a expectativa é de pessoas vindo de todo país, são 27 províncias assim como no Brasil. A quantidade de pessoas chegando deve dobrar a quantidade de habitantes de Santa Rosa”, disse. 

Thays acrescentou que a tendência é a vitória na chapa de Alberto Fernandez/ Cristina Kirchner. “Por isso que o evento de hoje é um evento bastante marcante para a eleição argentina porque a expectativa é que o presidente Macri saia e entre Alberto Fernandez e a vice-presidente Cristina Kirchner, segundo as pesquisas é que ele seja eleito ainda no primeiro turno. A Argentina tem um processo de eleição um pouco diferente do Brasil, em agosto teve o que eles chamam de PASO, que seria como se fosse uma prévia para autorizar pelo voto se essas pessoas são ou não candidatas oficialmente, diferente do Brasil que nós temos indicações partidárias, aqui as indicações partidárias precisam ser validadas pelos eleitores, acontece em todos os níveis, nível presidencial também. Na PASO o Alberto já ganhou a eleição, então a expectativa é que na eleição oficial esse resultado se repita inclusive com um percentual maior de votos, é a primeira vez que um encerramento de campanha acontece fora de Buenos Aires, o que reforça o poder politico eleitoral”, finalizou.  

Crédito: Alberto Fernández (esq.) e Mauricio Macri (dir.) 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto