Audiência discute demora no processo de adoção de crianças no PI

Audiência discute demora no processo de adoção de crianças no PI

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas mil crianças são adotadas por ano no Brasil. A demora no processo de adoção foi tema de audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Piauí. A demanda de processos de adoção é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos abrigos, que acabam vendo as crianças crescendo e longe do ambiente familiar. 

Além da demora judicial, os abrigos enfrentam também a preferência das famílias que buscam na maior parte das vezes, crianças ainda bebês. "As crianças que estão nessas instituições de acolhimento, nem todas estão disponíveis para adoção. O problema é o tempo que leva para decidir se ela pode ser reintegrada ou não. Cerca de 50% dessas crianças conseguem a reintegração, mas em algumas vezes, nós vemos crianças retornando para os abrigos", disse Francimélia Nogueira, coordenadora do CRIA.

A Defensoria Pública do Piauí também esteve representada na audiência pública, e informou que as 250 crianças instaladas em 8 abrigos, a maioria não está disponível para adoção. "Nós temos que fazer algo para melhorar, pois a procura é grande, mas existe uma burocracia grande para disponibilizar essas crianças para adoção, por que as crianças possuem uma família natural e deve se fazer de tudo para as mesmas ficarem com essas famílias. Na última hipótese, é que pode se procurar uma família substituta na modalidade de adoção", disse a defensora pública Daniela Bona.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES