Barracas de pescadores são demolidas na Praia do Coqueiro, litoral

Barracas de pescadores são demolidas na Praia do Coqueiro, litoral

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência do Patrimônio da União do Piauí cumpriu uma decisão judicial na manhã de terça-feira (12), na cidade de Luís Correia, litoral do Estado.  A determinação era de demolição de barracas localizadas na Praia do Coqueiro, uma das mais movimentadas do litoral piauiense. 

De acordo com Aline Castelo Branco, Sup. do Patrimônio da União, a demolição ocorreu em cumprimento a uma decisão judicial. “Em 2011 foi ajuizada uma ação de reintegração de posse contra seis barracas dessa área aqui do Coqueiro, e em 2012 foi dada uma liminar atestando que não poderia haver ampliação das barracas, nem transferencia para terceiros", explicou. 

"Diante disso, o juiz por entender que ambas não estavam atingindo seus objetivos econômicos, uma vez que uma estava fechada e não estava gerando emprego, renda e nenhuma coisa do tipo; a outra o proprietário que estava morando fora compareceu perante a Justiça Federal e foi conseguida que essa barraca não seja derrubada até a próxima audiência marcada para agosto deste ano”, acrescentou. 

Os pescadores que tem cabanas de apoio na orla marítima também foram surpreendidos com a demolição de quatro barracas que eram usadas para descanso. “A gente conseguiu fazer uma reunião com os pescadores, antes de começar a açode manhã, porque também estão sendo derrubadas três pesqueiras que foram construídas sem autorização do Patrimônio da União. Foi explica a eles que há possibilidade de os mesmos fazerem esse pedido junto ao órgão para que possam ter o espaço deles regularizados e que possam exercer suas atividades de pesca”,  disse Aline Castelo Branco. 

Cerca de 10 homens participaram da derrubada das barracas que serviam de abrigo para os pescadores. O presidente da Associação dos Pescadores do Bairro Coqueiro, Júlio César, criticou a demolição das barracas. Presidente informou ainda que vai recorrer da decisão. 

“Aqui os pescadores fazem o conserto das suas canoas, vendem seus pescados para os turistas, para a comunidade. Aqui os pescadores se reúnem para tomar suas decisões, é um ponto de de descanso e nós já temos essa cultura ", informou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES