Bebês com microcefalia tem direito a benefícios do INSS

Bebês com microcefalia tem direito a benefícios do INSS

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bebês diagnosticados com microcefalia tem direito a um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A família precisa provar que é de baixa renda, que não pode passar de um quarto de salário mínimo.

Todos os bebês diagnosticados com microcefalia são encaminhados para ultrassonografia. nos últimos 30 dias foram cadastrados cerca de 6 casos na Maternidade Dona Evangelina Rosa. A Assistente social ligada à instituição afirma que existe encaminhamento dos casos para receber benefícios do INSS, porém nem todas as famílias tem esse direito.

Segundo a lei, o benefício é concedido às famílias que seguirem vários critérios, o que tem sido avaliado a risca pelos peritos do INSS. A família deve ter renda de no máximo R$ 220. Existem hoje 11 casos de benefícios por  microcefalia no Estado, de 0 a 5 anos, apenas seis beneficiários. Ou seja, são poucas as vítimas do zika vírus que já tiveram acesso ao benefício.

“Na verdade a família precisa fazer um requerimento através de um agendamento e trazer a documentação para ser avaliada pelo INSS. O perito vai analisar o caso, além do acompanhamento de um assistente social”, disse o representante do INSS ao Programa Agora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES