Polícia descobre região onde está homem que liderou estrupro coletivo em Castelo do Piauí

Polícia descobre região onde está homem que liderou estrupro coletivo em Castelo do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 20h05

O Hospital de Urgência de Teresina informou que não há risco de uma das garotas, de 16 anos, perder o olho, mas terá que fazer uma plástica por causa das lesões do rosto.

O boletim médico informou ainda que o quadro da saúde das duas garotas continua grave, principalmente da vítima que teve traumatismo craniano.

Atualizada às 17h20

O delegado regional de Campo Maior, Laércio Evangelista, confirmou que os policiais civis e militares já descobriram a região onde se encontra Adão José de Sousa, de 40 anos, acusado de participar, com quatro adolescentes, do estupro e agressões a quatro adolescentes de 15 a 17 anos, de Castelo do Piauí.

Os policiais estão fazendo cerco na região onde Adão José da Silva está escondido e a prisão pode ocorreu a qualquer momento.

O secretário estadual de Segurança Pública, major Fábio Abreu, disse que um dos adolescentes envolvido no estupro coletivo de quatro meninas em Castelo do Piauí, confessou à polícia que, ao perceber que uma das vitimas não havia morrido após ser jogada do morro onde foram atacadas, começou a jogar pedras em sua cabeça.

No local onde as meninas foram achadas, a polícia encontrou droga.

“Além da constatação física da droga no local, tem o relato ao delegado de um deles que afirmou como aconteceu o fato. Eles falaram como realizaram a ação criminosa sob efeito de drogas. Um deles confessou que, ao perceber que a garota não tinha morrido, tentou com uma pedra tirar a vida da jovem”, disse

“É importante qualquer informação para nós temos a ideia e fazer um flagrante bem robusto para que a justiça faça um inquérito forte. Precisamos subsidiar o máximo possível à justiça para que tenhamos um julgamento justo”, falou.

Segundo ele, a Polícia tenta agora prender Adão José de Sousa, que seria o mentor da ação que vitimou as quatro jovens.

“Adão é fugitivo de São Paulo. Estamos apurando todos os detalhes. A maioria dos menores possui passagem pela polícia. O Adão, por ser maior e ter essa vasta ficha, não precisa perguntar para saber que ele estava cooptando esses menores para o trafico que, além de traficar, faziam roubo. Eles estavam sendo procurados por realizar um assalto a um posto de gasolina”, falou.

Segundo Fábio Abreu, a polícia investiga ainda se o crime foi premeditado, já que há a suspeita de que o fio usado para amarrar as vítimas pertença à casa de um dos agressores.

Para ele, se o fio que foi utilizado para amarrar a garota era da residência de um eles, dar a entender que o crime foi premeditado.

“Está clara a tortura que essas jovens foram submetidas”, falou Fábio Abreu.

Caso Castelo: Jovens foram jogadas de cima do morro

Atualizado às 14h

Em Brasília, deputados se manifestam sobre o caso de Castelo do Piauí

“A barbaridade de Castelo é inadmissível, é preciso a redução da maioridade penal, a penalidade para esses monstros mirins, porque a maioria dos participantes desse caso absurdo eram menores de idade. E a polícia já sabe disso, isso se dá pela impunidade, cadeia é pouco para eles. Esse evento vai ficar conhecido como a Barbaridade de Castelo do Piauí. Eu já requisitei na comissão especial da redução da maioridade penal investigadores de polícia e delegados para depor sobre esses crimes, esses monstros tem que ir para a cadeia, mas ainda há quem os defenda”, disse o Deputado Silas Freire.

O Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP), também se manifestou sobre o caso de Castelo do Piauí.

“Isso acontece pela certeza da impunidade, os que defendem esses menores precisam saber que eles tem que pagar pelos seus crimes. Eu defendo a redução da maioridade penal, defendo a pena de morte, a prisão perpétua, o trabalho forçado, a legislação brasileira é muito branda. Acontece que esses menores tem muito direito e com muito direito eles ficam a vontade para cometer crimes. Eu peço muito a deus para que isso nunca aconteça com alguém da minha família. Agora esses menores aí tem que ser reciclados”, disse Jair Bolsonaro.

Atualizado às 13h21

Delegado Laércio Evangelista afirma que em pouco tempo foragido será capturado

Segundo informações do delegado Laércio Evangelista, da cidade de Castelo, o maior acusado do crime será preso em poucas horas. “Continuamos nas buscas pelo quinto acusado, em qualquer momento efetuaremos a prisão dele, já temos a informação de que ele se encontra na região portando uma arma de fogo. Recebemos o apoio da polícia Civil e Militar e o trabalho tem avançado muito, a qualquer momento realizaremos essa prisão. Esse quinto é o único maior de idade, ele é o responsável pelo assalto a um posto de combustível também na cidade de Castelo do Piauí na sexta-feira. Ele também tem outros antecedentes criminais”, afirmou.

“Os outro quatro apreendidos são menores e todos eles já tem passagem pela polícia. Eles respondiam por roubo e arrombamento de residências. Estamos em diligências especialmente na região próximo ao Centro da cidade porque as informações que tivemos é de que ele está bem próximo. Os menores já foram transferidos para a delegacia da cidade de Campo Maior onde está sendo feito os procedimentos legais depois serão levados para o CEM em Teresina”, disse o delegado.

O Secretário de Segurança Fábio Abreu está se dirigindo para a cidade de Castelo do Piauí para ajudar a capturar o quinto acusado.

Segundo uma testemunha do caso que não quis ser identificada, existe a possibilidade de os acusados além de terem violentado e torturado as meninas, ainda jogaram elas de cima do morro de uma altura de 5 metros com o objetivo de matá-las.

Comissão de apoio às vítimas da violência na OAB presta solidariedade as jovens

A Comissão de apoio às vítimas de violência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), esteve no HUT para prestar solidariedade as meninas torturadas. “É preocupante. Nós não podemos aceitar a violência contra as mulheres que está acontecendo no Brasil e em especialmente no Piauí. Nós temos que procurar soluções para acabar com toda violência e principalmente contra a mulher que é algo abominável para um cidadão civilizado. Vamos procurar todo o inquérito para aqueles responsáveis sejam punidos”, disse.

Diretor do HUT fala sobre o estado de saúde das vítimas

De acordo com o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, a jovem de 16 anos que poderia ser transferida ainda pela manhã para um hospital particular não vai poder ir por conta de uns procedimentos. Mas logo a transferência será feita. 

“A menina que estava mais grave que teve o traumatismo craniano teve um pequeno sangramento no abdômen e a gente a mantém sob vigilância contínua para a necessidade ou não de cirurgia. A segunda que teve o esmagamento da face direita e a lesão cervical foi traqueostomizada ja saiu do centro cirúrgico e se encontra em uma unidade intermediária. A terceira que teve múltiplas lesões na cabeça não precisou de cirurgia até então apenas as suturas foram realizadas e ela se encontra também em uma sala de cuidados intermediários devido as múltiplas lesões contusas”, disse.

Ao ser indagado sobre o risco de morte, o médico respondeu. “Existe sim, a que teve traumatismo craniano foi um trauma muito grave, foi feita a cirurgia e a gente espera que com a sedação continua por dois ou três dias ela consiga recuperar as funções cerebrais normais e assim possa sobreviver de preferência sem sequela” , afirmou.

“Todas elas apresentam muitas áreas de contusão, então elas sofreram pancadas, ou foram jogadas no chão, ou foram arrastadas, ou foram jogadas do morro. São muitas opções. Também apresentaram múltiplas lesões escoreativas. Aparentemente ou foram arrastadas ou foram jogadas e caíram entre pedras ou galhos de pau, porque elas apresentavam algumas lesões perfurantes de bordas irregulares. Todas apresentaram sujeiras entre as unhas provavelmente quer dizer que elas lutaram de alguma forma. Os delegados estiveram no HUT pela manhã e também fizeram os procedimentos necessários no momento", disse o diretor.

O diretor do IML (Instituto Médico Legal) Antônio Nunes, esclareceu os fatos. “Nós tomamos conhecimento, enviamos uma equipe da perícia criminal para Castelo do Piauí onde já se encontrava isolado o local, paralelo a isso entramos em contato com o medico legista que faz os procedimentos de violência sexual, então é uma equipe local e uma equipe de corpo. Vamos supervisionar para garantir que tudo saia a contento”, disse.

Quatro jovens são estupradas e torturadas em Castelo do Piauí

Na noite desta quarta-feira (27), quatro jovens entre elas uma de 15 anos, uma de 16 e duas de 17 anos foram estupradas e agredidas por cinco jovens na cidade de Castelo do Piauí. De acordo com o delegado Laércio Evangelista, os acusados já foram identificados. Se trata dos menores E; B; D e A. Ao todo são quatro menores e um maior de idade.

“Estamos em diligência ainda, já conseguimos prender três menores que participaram do crime e estamos no sentido de localizar mais dois suspeitos. Eles já confessaram o crime, como aconteceu, o que fizeram”, declarou o delegado.

As quatro vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Castelo do Piauí e por apresentarem um quadro bastante grave foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina.

O Governo do Piauí divulgou uma nota para toda a imprensa sobre o caso, afirmando que se solidariza com as vítimas e a família. E que está chocado com todo o caso.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA


O Governo do Estado do Piauí lamenta e se solidariza com as famílias e as vítimas desse trágico crime no município de Castelo do Piauí. Assim como todos os piauienses, estamos chocados e desejamos a devida punição ao responsáveis o mais rápido possível.

Assim que tomou conhecimento do crime, a Polícia Militar iniciou a perseguição aos suspeitos.

Além do Grupamento da Polícia Militar de Castelo, foram deslocados para a cidade três outras equipes, além do Gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes para dar apoio ao trabalho do delegado regional, Laércio Evangelista.

Nós da gestão estadual daremos todo o apoio necessário às famílias e colocaremos todo o emprenho da polícia na resolução do crime e prisão de todos os envolvidos.

Wellington Dias
 - Governador do Estado do Piauí

Margarete Coelho
 - Vice-governadora do Estado do Piauí

Ainda segundo o delegado, as adolescentes saíram por volta das 16h da tarde de casa para tirar fotos em um morro da cidade. No meio do caminho encontraram os cinco acusados completamente drogados. As garotas foram estupradas por mais de duas horas, chegando a ser espancadas e dopadas.

“A motivação foi o uso de drogas, eles estavam bastante alucinados, viram as meninas no local e não perderam tempo. Todos eles já tem passagem pela polícia da cidade”, continuou o delegado Laércio Evangelista.

De acordo com ele, uma das meninas ficou com o rosto completamente desfigurado por conta dos espancamentos e fez uma cirurgia de reconstrução da face. A outra teve que fazer uma limpeza no organismo por conta dos vários fluidos estranhos que foram encontrados dentro do seu corpo. Uma outra garota teve o bico dos dois seios arrancados por uma faca, e a outra teve várias perfurações de faca pelo corpo inclusive na coxa e no peito.

“Eles agiram de forma bastante cruel, utilizaram facas e chegaram a cortar os seios. Em pelo menos três delas já foi confirmado o crime de estupro. Vai ser questão de tempo para realizarmos a prisão do maior de idade, creio que ainda nesta manhã ele será preso. Os menores estão detidos em Castelo do Piauí e serão encaminhados para Teresina para a segurança deles porque a população está bastante revoltada e não queremos problemas maiores”, declarou.

As vítimas foram encontradas sem roupas, amarradas e desacordadas pelo filho de um policial na cidade. O jovem teve que ser encaminhado para o hospital e ficou internado por ter ficado em estado de choque com a cena que encontrou. Ele respira com a ajuda de balão de oxigênio.

ASSISTA OS VÍDEOS DO CASO:

População de Castelo se revolta com o caso:

Veja o depoimento do pai de uma das jovens torturadas:

Adolescentes são atendidas no HUT uma delas em estado grave 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES