Ciro Gomes vai participar do Jogo do Poder nesta quarta (05)

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) é apontado como candidato à Presidência em 2022

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), de 64 anos, apontado como candidato à Presidência em 2022, vai concender entrevista de forma virtual ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte, nesta quarta-feira (05), a partir das 13h30. A entrevista será conduzida pelo apresentador Amadeu Campos e os jornalistas que compõe o quadro político "Jogo do Poder". São eles: Ari Carvalho, Ananias Ribeiro, Sávia Barreto, João Carvalho e Efrém Ribeiro.

Em sua trajetória, Ciro Gomes já rodou todo o espectro político. Ele começou a carreira no PDS, originário da Arena, a legenda que abrigava os baluartes da ditadura militar.  Como deputado estadual e federal, prefeito, governador e ministro duas vezes (com Itamar Franco e, depois, com Lula), ele passou ainda por MDB, PSDB, PPS, PSB, Pros e PDT, sua atual casa. Depois de quatro décadas de zigue-­zagues por todos os campos ideológicos, ele chega a sua quarta campanha presidencial como o o postulante fora dos extremos com melhor desempenho nas pesquisas. 

Ciro Gomes vai participar do Jogo do Poder no Jornal Agora, na Rede Meio Norte

Para ganhar a musculatura necessária, no entanto, precisa encontrar espaço para crescer no centro, que se encontra hoje espremido, de um lado, por Lula e, do outro,  pelo até agora sólido patrimônio bolsonarista de intenções de votos. Um dilema para lá de intrincado em sua nova tentativa de chegar ao Palácio do Planalto.

Biografia de Ciro Gomes

Ciro Gomes (1957) é um político, advogado e professor universitário brasileiro. Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional e candidato à Presidência do Brasil em 2018.

Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, no dia 6 de novembro de 1957. Filho do cearense e defensor público José Euclides Ferreira Gomes e da professora paulista Maria José Santos. Com 4 anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Sobral no Ceará.

Formação

Ciro Gomes iniciou seus estudos na cidade de Sobral e depois em Fortaleza. Em 1979 formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Durante o curso universitário militou no Movimento Estudantil e disputou as eleições da UNE concorrendo para vice-presidente. Depois de formado, retornou para a cidade de Sobral, quando foi nomeado procurador, época em que seu pai era prefeito da cidade. Nessa época, lecionou em universidades locais.

Deputado Estadual (1983-1988)

Em 1982, Ciro Gomes foi eleito Deputado Estadual pelo PDS. Em 1983 filiou-se ao PMDB. Em 1986 foi reeleito para o segundo mandato. Nessa época, apoiou o candidato Tasso Jereissati para o governo do estado com o objetivo de acabar com o coronelismo da região. Foi líder do governo na Assembleia. Criou a primeira comissão de Meio Ambiente de uma Assembleia Legislativa no Brasil.

Prefeito de Fortaleza (1988-1990)

Em 1987, Ciro Gomes concorreu às eleições para prefeito de Fortaleza. Em 1988, ao assumir a prefeitura iniciou uma reforma fiscal que organizou as contas públicas da cidade que deixou de ser deficitária. Segundo a Datafolha e o Ibope, Ciro foi o prefeito mais popular do país.

Governador do Ceará (1991-1994)

Depois de 15 meses na prefeitura de Fortaleza, Ciro Gomes deixou o cargo para se candidatar ao Governo do Estado pelo PSDB, partido recém-criado. Foi eleito com 56% dos votos. Iniciou um trabalho de incentivo à criação da micro e da pequena empresa, reduziu a máquina administrativa, aumentou a arrecadação do Estado combatendo a sonegação, investiu na saúde e na educação. A maior parte das secretarias de governo foi entregue a técnicos. Pela redução da mortalidade infantil no Ceará, Ciro recebeu em 1993, em Nova Iorque, o Maurice Pate, Prêmio Mundial do UNICEF. Nesse mesmo ano, construiu o Canal do Trabalhador, obra de quase 120 km que livrou Fortaleza do colapso do fornecimento de água.

Ministro da Fazenda (1994-1996)

Em setembro de 1994, Ciro Gomes assumiu o Ministério da Fazenda, na presidência de Itamar Franco. Nesse período, participou da implantação e estabilização do Plano Real.

Estudo em Harvard

Em 1995, Ciro candidatou-se para duas posições na Universidade de Harvard: Visiting Scholar na Law School de Harvard e Fellw no Center for International Affairs. Depois de ser aceito em ambos ele optou por ser Visiting Scholar na Harvard Law Scholl.

Candidatura a Presidente (1998 e 2002)

Já filiado ao PPS, Ciro Gomes concorreu à Presidência do Brasil ao lado de Fernando Henrique, que concorria à reeleição, e Luís Inácio. Fernando Henrique foi eleito e Ciro ficou em terceiro lugar. Em 2002, concorreu pela segunda vez à eleição presidencial, pelo PPS, mas ficou em quarto lugar, atrás de Luís Inácio, José Serra e Garotinho.

Ministro da Integração Nacional (2003-2006)

Em 2003, Ciro Gomes foi convidado para assumir o Ministério da Integração Nacional, na presidência de Luís Inácio. Tentou revitalizar a SUDENE e a SUDAM, e avançou com os trabalhos para a transposição do rio São Francisco.

Deputado Federal (2006-2010)

Em março de 2006, Ciro Gomes renunciou ao cargo de ministro para concorrer à Câmara dos Deputados, pelo PSB. Foi eleito o deputado federal mais votado no país. Integrou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Ciro defendeu a prorrogação do CPMF, o Programa de Aceleração do crescimento e a Transposição do rio São Francisco. Quando deixou o cargo, em 2010, Ciro recusou mais uma aposentadoria que teria direito, como fez quando deixou a prefeitura e o governo.

Secretaria da Saúde do Ceará (2013-2015)

Em setembro de 2013, Ciro Gomes assumiu a Secretaria de Saúde do Ceará, nomeado por seu irmão Cid Gomes, então Governador do Ceará. Com o término do governo de Cid Gomes, Ciro continuou com a mesma função no governo de Camilo Santana.

Candidato a Presidente (2018)

Ciro Gomes é candidato a Presidente do Brasil pelo PDT, com sua candidatura lançada oficialmente, na sede do partido, em Brasília, no dia 8 de março de 2018.

Família

Entre 1983 e 1999 Ciro Gomes foi casado com a política e pedagoga Patrícia Saboya, com quem teve dois filhos. Entre 1999 e 2011 Ciro Gomes foi casado com a atriz Patrícia Pillar. Em 2013 iniciou o relacionamento com Zara Castro, com quem teve um filho em 2015.

Obras de Ciro Gomes

  • No País dos Conflitos (1994)
  • O Próximo Passo - Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1996) (Uma parceria com Roberto Mangabeira Unger)
  • Um Desafio Chamado Brasil (2002)


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES