Desvio de energia elétrica resulta em perda financeira de 117 milhões de reais por ano no Piauí

Desvio de energia elétrica resulta em perda financeira de 117 milhões de reais por ano no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma operação para coibir os furtos de energia no Piauí iniciou na última segunda-feira (09) e já trouxe resultados. No primeiro dia da operação, foram constatados desvio, furto ou intervenção irregular na rede da Eletrobras Distribuição Piauí em 93% das inspeções realizadas nas unidades consumidoras.

A operação, que contou com 21 viaturas com equipes compostas por técnicos, engenheiro, líderes de regional, seis agentes policiais, um escrivão, um perito e um delegado, além do suporte de segurança patrimonial da empresa, realizou fiscalizações e autuações em flagrantes de crimes cometidos contra a prestação do fornecimento de energia elétrica.


15 das 16 inspeções constataram desvios

Segundo Wênio Ribeiro, o primeiro dia da operação foi bastante positivo, uma vez que foram realizadas 16 inspeções diretas em consumidores e, destas, em 15 foram constatados desvio, furto ou intervenção irregular na rede da Eletrobras Distribuição Piauí, representando 93% de assertividade.

Tanto Ribeiro quanto o delegado Kleidson Ferreira acreditam que esse tipo de ação ajuda a desvanecer a cultura da impunidade, demonstrando que tanto a Eletrobras Distribuição Piauí quanto a Polícia não tolerarão mais que o desvio e o furto de energia e a intervenção não autorizada na rede sejam encaradas como algo “normal” ou “corriqueiro”. A Eletrobras Distribuição Piauí e a Polícia Civil, na figura da GRECO, estão juntos no objetivo de coibir essas práticas criminosas.

Prejuízos

Sobre o caso, o Renan Carvalho, gerente de medição e combate as perdas, participou do Programa Agora e disse que os prejuízos são muitos.

"Temos uma perda financeira de 117 milhões de reias por ano com esses desvios de energia elétrica. O consumidor que fizer isso sofrerá sanções administrativas e abertura de boletim de ocorrência, para abertura de processos criminais”, disse Renan Cravalho.

Texto base: Jornal Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES