“Faremos avanços para assegurar o trabalho do homem do campo”, afirma Francisco Limma

“Faremos avanços para assegurar o trabalho do homem do campo”, afirma Francisco Limma

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma, esteve nesta segunda-feira (12) no Programa Agora, onde concedeu entrevista e fez consideração sobre os avanços da Secretaria em tão pouco tempo.

Avanços notáveis para assegurar o trabalho do homem do campo.

Francisco Limma, falou sobre o crédito agrícola no Piauí.

“O crédito de um modo geral funciona como um incentivo. A presidente Dilma tem disponibilizado crédito e há possibilidade de mais crédito. O Piauí tem 1,3 bilhão de reais projetados para crédito em 2015. para ter acesso a esse recurso é preciso apresentar projetos e depois acompanhar a implantação de tudo isso. Uma das ideias que estamos trabalhando é de fazer uma frente de elaboração de projetos incluindo Emater, SDR, Secretarias Municipais, as Universidades e Organizações Não Governamentais. Temos que ter de 30 a 40 mil projetos para que possa facilitar o acesso dessas pessoas”, disse.

Emater

“No primeiro governo de Wellington Dias tínhamos em torno de 720 municípios com escritórios de Emater, ao final haviam em mais de 200 municípios. Hoje apenas menos de 80 escritórios funcionam. Precisamos reorganizar essa questão. Coordenar toda essa situação de Emater e um sistema de assistência técnica bem articulada com Emater, ONGs e municípios integrados, para que equipes de assistência técnica atuem nos municípios de acordo com a demanda de cada um. Precisamos ter uma força tarefa para execução desse trabalho que é indispensável ao desenvolvimento econômico do Piauí”, declarou.

Programa de Agricultura Familiar

“Não temos muita variação de produtos ou áreas de atuação. Temos a produção de grãos que leva a maior parte do crédito. Pequenos animais e fruticultura, no norte do estado tem apontado a piscicultura que precisa de fomento. Tudo varia muito nas atividades de cada região do Estado. Vamos definir a aptidão de cada território e a demanda do mercado. Temos que melhorar a produção de hortaliças e frutas do Estado. A agricultura familiar é fomentada através da comercialização. Estamos com a ideia de ressuscitar o 'cinturão verde', área de produção na zona rural de Teresina e interior do Estado”, declarou.

Produção

“Temos assentamentos produzindo cana-de-açúcar e muitos outros produtos, há muita iniciativa isolada, mas é preciso haver integração”, finalizou Francisco Limma.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES