Fugas nos presídios no Piauí são resultado da superlotação

Fugas nos presídios no Piauí são resultado da superlotação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atual situação sistema prisional piauiense tem sido uma preocupação constante no Estado, tendo em vista a superlotação dos presídios e as constantes fugas e rebeliões. Na busca de uma solução para o problema, Judiciário, sindicatos e Secretaria de Justiça têm discutido alternativas para suprir a demanda por vagas. 

No último final de semana 12 detentos fugiram da Casa de Custódia de Teresina e em um ano mais de 150 já conseguiram escapar dos presídios piauienses. 

De acordo com Juiz José Vidal, coordenador adjunto do Grupo de Monitoramento das Penitenciárias do Estado, a superlotação é fator preponderante para a ocorrência constante de fugas.

"O grande problema no Piauí, e no Brasil em geral, é a questão da superlotação. Nós temos hoje quase dois mil presos a mais do que a capacidade do sistema prisional. Isso é resultado do anseio sociedade por mais prisões, tendo em vista o aumento da criminalidade, mas, infelizmente o Estado não tem criado vagas e isso tem resultado na superlotação", destaca. 

Atualmente, o sistema prisional piauiense tem cerca de 2 mil vagas ocupadas por mais de 4 mil detentos, o déficit é de 2 mil vagas. 

De acordo com a Sejus, parte do déficit será suprido com a inauguração do Presídio de Campo Maior, cujas obras têm previsão de conclusão no fim de 2016. 

"A Sejus está viabilizando a construção de novas unidades, estivemos esse mês no presídio de Campo Maior e as obras já estão bem avançadas, com previsão de inauguração nessa ano ainda", afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES