Governo vai acionar Justiça para liberar empréstimo junto a Caixa

Governo vai acionar Justiça para liberar empréstimo junto a Caixa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (02), no Jogo do Poder, do Jornal Agora, da Rede Meio Norte, os jornalistas políticos que participam do quadro falaram sobre os desdobramentos no caso da votação ocorrida ontem na Assembleia Legislativa do projeto que reajusta a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os serviços de comunicação, combustíveis, bebidas e cigarro.

O projeto causou desentendimentos entre os parlamentares e arranhou a relação entre o governo Wellington Dias e o Partido Progressista (PP).

Segundo a jornalista Samanta Cavalca, o Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, já telefonou para o Presidente do PP no Piauí, deputado Júlio Arcoverde e acertou uma reunião para a próxima segunda-feira. Eles deverão falar sobre alguns excessos da base aliada na Alepi. A fala do senador Ciro Nogueira (PP) é de que apesar do momento ser tenso, ele e o governador Wellington Dias (PT) estão 'aliados e alinhavados'.

Para o jornalista Ananias Ribeiro, essa tentativa de retomar o diálogo a respeito da situação financeira do estado através do Rafael Fonteles é uma tentativa do governo de dar uma justificativa para as medidas políticas que precisou adotar na Assembleia Legislativa para aprovação do projeto dos impostos e por esse motivo o escalado para conversa com o PP foi Rafael Fonteles que vai dar um parecer mais técnico sobre essa situação enquanto que o parecer político fica entre o Senador Ciro Nogueira e o governador Wellington Dias.

Essa situação financeira e política, lembra Ananias, tem desdobramentos na questão dos empréstimos, como por exemplo, a concessão do empréstimo que foi autorizado pelo Ministro da Fazenda, em 29 de julho deste ano, junto a Caixa Econômica Federal para o Governo do Piauí, mas que até hoje não saiu.

A Caixa tem a indicação do senador Ciro Nogueira e então há a preocupação do Governo na liberação desse empréstimo e isso termina-se levando em conta na relação entre o senador e o governador Wellington.

Outros estados estão com dificuldades também na liberação de verbas federais e alguns deles até entraram na Justiça.

Segundo Ananias Ribeiro, o Pará conseguiu em uma ação judicial a liberação de recursos de empréstimos através de operações realizadas pelo estado. "A Paraíba também conseguiu o mesmo e o Governador Wellington Dias anunciou que vai ingressar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Caixa viabilize e faça a liberação", disse Ananias Ribeiro.

O Governador Wellington Dias já anunciou que acionou a Procuradoria Geral do Estado para que ingressasse com uma ção no Supremo assim como fez o estado da Paraíba e Pará que já conseguiram. E o estado do Piauí também vai fazer o mesmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES