Greve dos combustíveis chega ao oitavo dia e repercute em Brasília

Greve dos combustíveis chega ao oitavo dia e repercute em Brasília

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos caminhoneiros que chega ao oitavo dia nesta segunda-feira (28) foi tema do Jogo do Poder da Rede Meio Norte. Ontem, o presidente da Michel Temer anunciou novas medidas para a redução no valor do diesel. Posicionamento ocorre como tentativa de por fim à paralisação que está provocando desabastecimento. 

A correspondente da Rede Meio Norte em Brasília, Samantha Cavalca, apurou que o assunto da greve tem gerado bastante discussão na capital federal. Desde ontem o Palácio do Planalto conversava, não só com a equipe econômica, mas também com presidentes da Camara e do Senado. Hoje, inclusive, foi convocada sessão extraordinária mesmo após as medidas anunciadas.

Samantha Cavalca acompanhou a coletiva de imprensa do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, tratando a respeito da compensação fiscal para garantir a queda do preço do diesel anunciada ontem domingo pelo presidente. O ministro foi enfático ao afirmar: “Haverá aumento de impostos para alguém”. 

Segundo Ananias Ribeiro, o reajuste ‘desenfreado’ no preço dos combustíveis foi o que desencadeou todo o movimento que veio assessorado de vários outros problemas. O comando da Petrobras não se manifestou de forma clara, segundo Ananias, porque há necessidade de uma previsibilidade por parte dos próprios caminhoneiros sobre esses reajustes para que não sejam pegos de surpresa pelos aumentos que passaram ser diários. A Petrobras precisa, na concessão desses reajustes, ser mais clara e explicar o porquê desses aumentos, e como deve atuar para não prejudicar os caminhoneiros. 

A jornalista Carolina Durães adiantou em primeira mão no Jogo do Poder que o procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, solicitou o uso das Forças Armadas para retirar os manifestantes do Terminal de Petróleo no Dirceu, zona Sudeste de Teresina, onde ocorre nesse momento bastante tumulto e protestos.

Segundo a jornalista, os caminhões não conseguiram sair e existe uma ordem judicial para que eles deixem o local. Portanto, o Ministério Público Federal acabou de enviar nota informando a solicitação das Forças Armadas, Exército e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

O jornalista Arimateia Carvalho informou que o prefeito de Teresina, Firmino Filho, está reunido com o Comitê de Crise, criado no final de semana, e enviou uma solicitação ao secretário estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, para que o mesmo garanta sob escolta a saída de caminhões para abastecer as ambulâncias do Samu, dos hospitais municipais e garantir o reabastecimento da frota de ônibus para circulação de pelo menos 50%.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES