Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Jornal Agora

Marcelo Castro diz que proposta de extinguir municípios é descabida

Marcelo Castro diz que proposta de extinguir municípios é descabida
Marcelo Castro | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

Na edição do quadro Jogo do Poder, do programa Agora, desta quarta-feira (06), composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Arimatea Carvalho, Ananias Ribeiro, Sávia Barreto e Efrem Ribeiro, os profissionais explanaram os principais pontos dos bastidores da política local e nacional.      

O deputado Júlio César concedeu entrevista ao Jogo do Poder sobre a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadaçãoprópria inferior a 10% da receita total, proposta pelo  governo federal. "Esses municípios foram criados dentro da legislação pertinente e vigente a eles. Com a divisão dos municípios, principalmente os grandes, foram criados, desde 1990 para cá, mais de 1.500 municípios. No caso do Piauí, que tem 78 municípios e o Brasil 1.254 com menos de 5 mil habitantes ninguém vai concordar, já é uma coisa consolidada, até porque estes municípios eram povoados e quando eram povoados não tiverem nem 10% dos investimentos que estão tendo agora com o Fundo de Participação, Fundeb, ICMS, transferências da União. Então é muito importante para o povo que mora nestes municípios. Mas se quer inibir a criação de novos municípios, então que se aprove um projeto de lei complementar como o que já temos aqui, que estipula, no caso das regiões Norte e Centro-Oeste, que o município tenha no mínimo 6 mil habitantes. No caso do Nordeste, 12 mil e do Sul e Sudeste, que tem o maior número de municípios e menor área territorial, que seja 20 mil habitantes", disse.

O senador Elmano Ferrer também falou sobre o assunto. Segundo ele, os parlamentares estão perplexos com a ideia. "Esse é um item dentre três PECs que tratam das questões federativas. Essa questão surpreendeu a mim também e aos demais políticos, mas tudo que foi proposto pelo presidente será discutido a fundo aqui no Senado, nas comissões temáticas específicas e vamos conversar com os entes que estão envolvidos, municípios e estados. Essa é uma questão polêmica que vamos discutir. A princípio ficamos perplexos, todos nós estamos. Criar município é uma coisa, mas eu não tenho conhecimento de município que deixou de existir, isso é o primeiro caso na nossa história", afirmou.

O senador Marcelo Castro também se mostrou contrário à proposta do presidente Bolsonaro. "Sou frontalmente contrário, é uma ideia partida da cabeça de quem não conhece o Brasil, a proposta foi elaborada com com boa intenção, mas dentro de um gabinete com ar condicionado, sem conhecer a realidade nacional. Essa proposta é completamente descabida, sem o menor fundamento, sem a menor razão de ser. É só ver o quanto a população melhorou com a criação de novos municípios", concluiu.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se