Novas doses da Coronavac chegam no Piauí na próxima semana

Além disso, o Piauí não corre o risco de interromper a segunda fase da vacinação contra a Covid-19 por falta de doses.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) aguarda uma nova remessa da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para a próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, para dar continuidade ao plano de imunização no Estado. 

Em entrevista à Rede Meio Norte, o Dr. Alderico Tavares, Superintendente da rede de alta complexidade da Sesapi, informou que a Secretaria vem obedecendo de forma rigorosa o plano nacional de imunização. Além disso, o Piauí  não corre o risco de interromper a segunda fase da vacinação contra a Covid-19 por falta de doses. "Está previsto chegar pelo Ministério da Saúde na segunda-feira outro lote de vacina. A gente obedece rigorosamente o plano de imunização e esse plano é muito dinâmico e a qualquer hora o ministério muda seu público alvo e a gente tem que obedecer a recomendação do Ministério da Saúde”, disse. 

Conforme os dados no vacinômetro, o Piauí já aplicou 63.009 doses, sendo 61.836 da primeira e 1.173 da segunda até o momento, sendo 105.801 doses distribuídas.  De acordo com o  Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, o Estado teve a cautela de guardar as doses da segunda fase para não correr o risco de não imunizar a população. “Só estamos fazendo a distribuição para os municípios na época exata da aplicação da segunda dose e seguimos sem risco de interrupção da campanha”, diz Herlon. 

A orientação é aplicar a segunda dose com 28 dias depois da primeira no Piauí. Hérlon Guimarães explica ainda que a pessoa que toma a vacina só está completamente imunizada com 10 dias após a segunda dose, que é quando o organismo produz anticorpos que combatem o novo coronavírus. “O Brasil tem a capacidade de distribuição das doses e experiência em campanhas de vacinação, mas é preciso que tenhamos mais doses disponíveis para avançar em número de pessoas imunizadas”, completa. 

Foto - Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES