OMS cita Eurocopa e alerta para risco de 3ª onda de Covid-19 na Europa

Na última semana, o número de novos casos aumentou 10% na Europa depois de 10 semanas de declínio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Direto de Dublin, na Irlanda, a correspondente da Rede Meio Norte, Socorro Sampaio, traz os detalhes sobre o aumento de casos de Covid-19 na Europa.

Representantes da OMS (Organização Mundial de Saúde) fizeram hoje um alerta para o risco de uma terceira onda de covid-19 na Europa. Entre os fatores de preocupação apontados estão a flexibilização de restrições sociais, o aumento de viagens entre os países e os efeitos da disputa da Eurocopa em meio à disseminação da variante delta, considerada mais contagiosa.

Na última semana, o número de novos casos aumentou 10% na Europa depois de 10 semanas de declínio. O chefe da OMS no continente, Hans Kluge, diz que há sinais suficientes para que a atenção seja redobrada. 

Há uma preocupação especial com os efeitos de aglomeração vistas em bares nas cidades-sede da Eurocopa, que chega à disputa das quartas-de-final a partir de amanhã. Os estádios estão recebendo público, em sua maioria, com capacidade reduzida. 

A oficial sênior de emergência da OMS, Catherine Smallwood, disse que o impacto da disputa da Eurocopa não é limitado ao local da partida.

UE adota "passe sanitário" para viagens no bloco

O "passe sanitário" europeu entrou em vigor na União Europeia a partir desta quinta-feira (1º), para facilitar as viagens dentro do bloco e relançar o turismo nas férias de verão no continente. Neste mesmo dia, entretanto, a OMS anunciou que o número de contaminações por Covid-19 na Europa voltou a subir na última semana, o que aumenta a preocupação sobre uma quarta onda de contágios, causada pela variante Delta do vírus.

Passaporte e telefone mostrando certificado digital da União Europeia com informações sobre a vacinação - Foto: Olivier Morin/AFP

Socorro Sampaio também comentou sobre a China, que comemora 100 anos do partido comunista.

Milhares de pessoas se reuniram na manhã desta quinta-feira (noite de quarta-feira em Brasília) na Praça Tiananmen (da Paz Celestial), em Pequim, para comemorar os 100 anos do Partido Comunista da China, que comanda o gigante asiático desde 1949.

O presidente Xi Jinping (de cinza), o ex-presidente Hu Jintao e outros líderes se reúnem acima do retrato gigante de Mao Zedong - Foto: Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters 

O misto de parada militar com séries de apresentações musicais ocorreu em frente à foto de Mao Tsé-Tung na praça onde o governo chinês reprimiu violentamente uma manifestação de estudantes há 32 anos (e ficou célebre a cena de um jovem que desafiou um tanque do Exército).

Em seu discurso, o presidente Xi Jinping afirmou que a ascensão da China, antes colonizada e agora uma potência mundial, é "irreversível". "O tempo em que o povo chinês podia ser pisoteado e oprimido acabou para sempre".

Assista na íntegra

Socorro também voltou a falar da onde de calor no Canadá que já causou dezenas de mortes e agora sofre com incêndios florestais.

Depois de um dia visitando uma vila na Colúmbia Britânica A temperatura mais alta já registrada no CanadáOs residentes de Leyton foram obrigados a evacuar devido a um grande incêndio.

Foto: Reprodução

O prefeito Jean Polderman emitiu a ordem de despejo na noite de quarta-feira, de acordo com um comunicado à imprensa de Lytton Village. “Todos os moradores são orientados a deixar a comunidade e ir para um lugar seguro”, acrescentou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES