Prédio histórico abandonado no centro de Teresina se tornará Casa da Mulher Brasileira

Prédio histórico abandonado no centro de Teresina se tornará Casa da Mulher Brasileira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prédio situado no cruzamento da Rua David Caldas coma rua Coelho Rodrigues, teve sua pedra fundamental lançada pelo prefeito Durvalino outro no ano de 1947. Foi a primeira construção de oito andares na cidade de Teresina, sendo durante anos o único edifício da então pequena cidade, representando um marco visual e histórico para Teresina. Considerado como arranha-céu na época, o edifício tinha a finalidade de abrigar a sede e o ambulatório do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários.

Incorporado ao patrimônio da União, por força do artigo 2º inciso I da Leri nº 8.689/93, o imóvel encontra-se registrado em nome da União junto ao Cartório do 4º Ofício de Registros de Imóveis, com área se 446,40 m² e área construída de 2919,20 m².

À época da incorporação a União recebeu o imóvel ainda ocupado pela Secretaria de Saúde do Estado e Fundação Municipal de Saúde. Em 04/12/2006 o prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não oferecer condicoes de segurança contra incêndio e pânico, tendo sido totalmente desocupado em meados de 2007.

Em 18/01/2010 foi efetivada a cessão Gratuita ao BNB para no prédio ser instalado o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil.

Passados 04 anos e não cumprida a instalação, o prédio volta à SPU (Superintendência do Patrimônio da União no Piauí).

Em 24/04/2014 o imóvel foi formalmente entregue à Secretaria de Política para as Mulheres para instalação da Casa da Mulher Brasileira, a qual contará com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria Pública Especializada da Mulher, alojamento de passagem, atendimento psicossocial, brinquedoteca, orientação e direcionamento para programas de auxílio e promoção da autonomia, geração de trabalho, emprego e renda, bem com integração de serviços de saúde. A estimativa é que haja atuação de 200 servidores em todos os turnos no prédio.

A SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) informa que a licitação para elaboração do projeto básico para reforma do prédio e implantação da Casa da Mulher já foi realizada.





“Temos várias iniciativas no sentido de resgatar esse prédio histórico de Teresina, para realizar alguns programas para o Estado e para o município. Isso requer um investimento muito alto e a proposta do BNB foi muito bem recebida, infelizmente por algumas questões, o contrato foi cancelado. Para a instalação da SPM, é preciso fazer um novo laudo para avaliar se o prédio tem condições de ser usado”, disse Ana Célia, superintendente do patrimônio da União/PI.

CONFIRA O VÍDEO :



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES