Programa Olhar Bem realiza cirurgias de catarata em Parnaíba

Programa Olhar Bem realiza cirurgias de catarata em Parnaíba

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Olhar Bem, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado, tem realizado consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita em todas as regiões do Piauí

Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas.

Atualmente o Programa está na cidade de Parnaíba, onde a meta é realizar, até o dia 16 de junho, 2400 consultas e 1000 cirurgias de catarata. Em seguida, os atendimentos acontecerão na cidade de Corrente. 

"Eu conversei com os cirurgiões que fizeram os procedimentos e eles me disseram que das 280 pessoas que eles fizeram as cirurgias, 200 estavam na total cegueira, então dá para imaginar a importância e o valor que tem esse projeto", afirmou o secretário de Saúde da cidade de Parnaíba, David Soares.  

Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade. Todos os pacientes submetidos a cirurgias recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

O comerciante Raimundo Ferreira Nascimento explicou a sensação de voltar a enxergar após ter feito a cirurgia atraves do programa. 

"Quando eu cheguei em casa que tirei o tampão, fiquei na maior alegria do mundo porque eu estava enxergando as plantas que antes eu não enxergava. Quando eu tirei o tampão já senti o brilho”, disse. 

Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES