São Luís lidera o ranking no aumento de novos casos de AIDS

São Luís lidera o ranking no aumento de novos casos de AIDS

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para não ser surpreendido com a notícia de ser portador do vírus da AIDS, é preciso se preveni. Sem dúvidas, o melhor método é o sexo seguro utilizando preservativos. No entanto, caso isso não aconteça, a alternativa é buscar o teste rápido que aponta o resultado em 15 minutos.

Cerca de 8 municípios do Maranhão passaram por treinamento para levar este serviço às cidades. O objetivo é alertar e tratar quem possui a doença.

“Hoje, na verdade, estamos aqui recebendo cerca de 8 municípios para fazer o teste rápido, sendo oficina com teste rápido e diagnóstico para HIV e triagem para sífiles e Hepatites B e C. A maior importância é que os participantes, em sua grande maioria, são enfermeiros que trabalham em Unidades Básicas onde queremos ofertar o teste básico e rápido para a gestante ou companheiro”, explica um profissional de saúde.

No Brasil, o número de novas infecções por HIV nos últimos 14 anos aumentou enquanto em outros países o número diminuiu, segundo um relatório divulgado pelas Nações Unidas. No Maranhão, os dados preocupam. Desde a década de 1980, mais de 13 mil pessoas foram detectadas com o vírus da AIDS. A capital São Luís lidera o ranking.

“Nosso maior trabalho é a prevenção por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Estadual DCAIDS. Então, nosso trabalho consiste em capacitar profissionais. Levar informação ainda é a melhor prevenção”, concretiza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES