Secretário de Saúde afirma que serão feitos convênios com clínicas e uso de telemedicina

Secretário de Saúde afirma que serão feitos convênios com clínicas e uso de telemedicina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa concedeu entrevista no início da tarde desta sexta-feira (09), no Programa Agora, onde fez consideração sobre as principais preocupações da nova equipe de gestão da saúde do Piauí.

Francisco Costa disse que o grande desafio dessa gestão é fortalecer os hospitais regionais para desafogar a capital.

“Temos o objetivo de fazer uma verdadeira regionalização da saúde pública do Estado. Nós temos hoje metas bem definidas com a proposta de descentralizar o atendimento, tendo cinco macroregionais: uma na região de Parnaíba, na Grande Teresina, em Picos, Floriano e Bom Jesus. Para isso é preciso dotar cada macroregião dessa com infraestrutura adequada em nível de equipamentos e pessoal capacitado. Precisamos fazer uma integração melhor de serviços, pois atualmente os usuários tem dificuldades para ter acesso aos serviços de urgência e ambulatório”, disse.

Ações para pessoas carentes

“Sabemos que a sociedade está desacreditada com as ações de saúde. Não vamos aqui vender falsas ilusões de que em cada região terão especialistas de todas as áreas da saúde com mega estrutura para resolver todos os problemas. No entanto, nós podemos defender que de acordo com a potencialidade a população tenha acesso a um hospital de referência, pontuando serviços em casa região. Podemos ter regiões com atendimentos de cirurgias de emergência e traumatologia. Temos que entender as nossas limitações e sabemos que esse tipo de estrutura requer de nós tempo e recursos financeiros”, pontuou.

Convênios com Clínicas

“Temos o propósito de criar esses convênios e ver a questão da telemedicina, com a potencialidade de realização de exames em imagens que serão analisadas por especialistas sem que haja necessidade do transporte desse paciente”, declarou.

Critério de fortalecimento da gestão

“As nomeações dos diretores de hospitais foram feitas em caráter interino, nesses primeiros 45 dias para regularizar o atendimento. Procuramos pessoas já as secretaria de saúde e que já tivessem experiência. Após isso será feito um processo seletivo para escolher definitivamente os diretores dos hospitais regionais”, disse.

Em suas considerações finais, Francisco Costa, disse que as medidas imediatas estão sendo feitas para diminuir as filas de espera para atendimentos de saúde.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES