Sinpoljuspi alerta para situação caótica e grande número de assassinatos em presídios do Piauí

Sinpoljuspi alerta para situação caótica e grande número de assassinatos em presídios do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí está preocupado com a estrutura dos presídios e as últimas mortes por violência e possibilidades de rebeliões nas unidades prisionais do estado. O sindicato ainda afirma que poderá haver greve dos agentes penitenciários nos próximos dias.

Nos últimos cinco dias a tensão nos presídios aumentou. os assassinatos de detentos tem confirmado as falhas do sistema penitenciário do Estado. As unidades prisionais, penitenciárias e casas de custódia apresentam riscos para os presos e sobretudo para os agentes penitenciários. 

Na Penitenciária de Esperantina, ao norte do Piauí, foram feitas vistorias. Os presos arrancaram as tampas das fossas cépticas e arremessaram dejetos contra os agentes penitenciários que precisaram recuar. Problemas de relacionamento entre os presos, superlotação e falta de estrutura estão entre os principais motivos para os homicídios. 

“A condição dos quinze presídios da federação do Estado do Piauí é caótica. Nós temos em todo o Estado presídios que não tem infra estrutura”, disse Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi

Segundo a Organização Internacional o Trabalho, o correto seria um agente penitenciário para cinco presos.  O total de presos nas penitenciárias do Piauí, estão distribuídos da seguinte forma: 

Em 2015, trinta mortes já ocorreram nos presídios do Piauí, 21 delas por violência e 9 por motivos de saúde. As cadeias do Estado são as que mais matam no Brasil. Segundo o Sindicato, pelo menos 60 presos estão marcados para execução. 

A Secretaria de Justiça emitiu uma nota ao Programa Agora

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que as tentativas de motim, fuga e agressão ocorridas nos últimos dias nas penitenciárias Irmão Guido, em Teresina, Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, e na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, foram imediatamente contidas graças à atuação rápida dos agentes penitenciários e policiais militares de apoio nas unidades. A Secretaria de Justiça reforça que tem tomado todas as providências para manter a ordem no sistema prisional, fomentando, inclusive, o trabalho conjunto com todos os entes da segurança pública e penitenciária.

Secretaria de Estado da Justiça do Piauí

Clique e acesse mais notícias 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES