Suspeita de novo caso de Febre do Nilo é anunciada no Piauí

Suspeita de novo caso de Febre do Nilo é anunciada no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo caso de febre do nilo pode ter se manifestado em paciente no território piauiense. A Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí recebeu notificação de um caso suspeito de doença pelo vírus da Febre do Nilo Ocidental(FNO) em um paciente que esteve na região centro-sul do Estado.


O nome do paciente não foi divulgado, o que se sabe é que ele está sob cuidados em um hospital da rede privada de Teresina e apresenta quadro de saúde estável.

Os sintomas apontam para a febre do nilo, porém para confirmação do caso, amostras de sangue formam coletadas para realização de exames laboratoriais no Instituto Evandro Chagas.

A informação do caso suspeito se deve ao serviço de vigilância sanitária epidemiológica, que consegue identificar a doença mesmo em baixos níveis endêmicos e surtos de características iniciais.

Após a divulgação do primeiro caso de febre do nilo no Piauí, em 09 de dezembro de 2014, o serviço de vigilância epidemiológica do Piauí intensificou seus esforços para reconhecer de maneira precoce novos casos de infecção. O Ministério da Saúde já foi comunicado e articula que medidas serão tomadas para a prevenção e o controle da doença no país.

Por medidas preventivas, todos são recomendados a usar repelentes e roupas com mangas compridas, bem como evitar áreas com infestação de mosquitos possivelmente transmissores. É importante também evitar a proliferação de mosquitos com a eliminação de criadouros no ambiente doméstico.

A febre do nilo não é transmitida de pessoa a pessoa, nem pelo consumo de alimentos de origem animal submetidos ao cozimento. Para que ocorra a transmissão, é necessário que o mosquito vetor da doença pique um indivíduo após alimentar-se com sangue de aves silvestres (pássaros) infectadas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES