Bom Dia MN: brasileira está morando em estufa, após terremoto na Turquia

“Estamos dentro de uma estufa de hortaliças. Aqui estão cinco famílias no total, em torno de 20 adultos e umas 10 crianças”, disse

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Bom Dia Meio Norte, desta segunda-feira (13), entrevistou a brasileira Samira Alves, que mora em uma cidade da Turquia, atingida por um terremoto que deixou mais de 30 mil mortos. Na entrevista ela fala como está sendo os dias após o incidente, falou também das dificuldades que enfrenta com sua família e a decisão de retornar ao Brasil.

Samira disse que está com a família e outras pessoas, abrigados em uma estufa.

"Estamos dentro de uma estufa de hortaliças. Aqui estão cinco famílias no total, em torno de 20 adultos e umas 10 crianças", disse.

Ela contou ainda que foi morar na Turquia, após conhecer o marido, eles trabalhavam juntos em viagens de cruzeiro e haviam se mudado recentemente para a casa que estavam no momento do terremoto.

Bom Dia MN: brasileira está morando em estufa, após terremoto na Turquia - Imagem: Reprodução/Bom Dia Meio Norte

"Eu estou na Turquia, porque eu e meu marido, nós trabalhávamos juntos em navio de cruzeiro e faz 5 anos que eu moro aqui, tenho três filhos e a gente tinha mudado recentemente para uma outra casa, fazia 15 dias que a gente tinha mudado, nem tinha desempacotado as coisas, e eu tava feliz, acreditando que seria um bom lugar para nós, porque na última casa que nós estávamos, deu muito problema das crianças ficarem doentes. E aí, na noite do acontecido, foi muito estranho, porque a gente sempre tem alguns tremores, é uma região de certo risco, mas nunca aconteceu dessa maneira", revelou.

Samira falou também sobre a construção de imóveis na Turquia e relatou o que ocorreu na hora do terremoto, momento esse que estava em sua casa com o marido e os filhos.

Casa da sogra de Samira, completamente avariada, após terremoto - Imagem: Reprodução/Bom Dia Meio Norte

"As casas aqui, elas não são construídas como no Brasil, as colunas são muito grossas, porque eles já estão preparados, de uma certa forma, caso aconteça algum tremor, as casas são um pouco mais fortes e na nossa casa, é um apartamento de 4 andares, a gente morava no segundo. Era umas 4 da manhã, eu senti um tremor e aí veio aquele choque, aquele tremor tão forte, que eu vi a casa inteira balançando, parecíamos como um brinquedo, eu comecei a ouvir gritos, eu e minha filha começamos a fazer oração, pedir a Deus para guardar a gente e graças a Deus nesse dia o meu marido estava em casa e imediatamente a gente evacuou a casa, pegamos nossos outros dois filhos e saímos com a roupa do corpo, estava chovendo, fazendo muito frio e eu nunca tinha visto meu marido chorar, foi a coisa mais horrível do mundo", relatou.

Ela falou ainda sobre como está se alimentando e mostrou preocupação com os filhos, que estão ficando debilitados.

"Em relação à alimentação, a gente está até um pouco mais tranquilos, embora, eu como mãe, estou preocupada, porque estou vendo meus filhos emagrecer, tenho uma bebê de 1 ano e meio. As doações que tem chegado para nós, são coisas que não são perecíveis, então não tem sido uma alimentação muito boa, mas está dando para se virar", disse Samira.

A brasileira ainda falou rapidamente sobre saques que estavam ocorrendo por criminosos, que invadiam residências destruídas pelo terremoto, para saquear objetos.

"Os saques tem ocorrido nas residências onde os pessoais estão mais afastados. O que o meu marido contou, é que a polícia conseguiu prender esses saqueadores", disse.

Estufa onde Samira e outras pessoas estão abrigadas por conta do tereemoto na Turquia - Imagem: Reprodução/Bom Dia Meio Norte

Para finalizar, Samira disse que já tem um voo programado da Força Aérea Brasileira, que a levará, junto com seus familiares, de volta ao Brasil.

"Estamos com a previsão de voltar ao Brasil, a embaixada daqui entrou em contato com a gente, eles estão nos ajudando e vai ter um avião para nós da Força Aérea Brasileira, que vem buscar umas pessoas que veio ajudar aqui e aí a gente vai retornar nesse avião, é o que eu mais quero no mundo, é ir embora", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES