mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Bom Dia Meio Norte

Delegada da PF fala sobre operação: "Chegada do avião foi coincidência"

A superintendente regional da Polícia Federal deu detalhes da operação deflagrada na manhã de ontem.

O programa Bom Dia Meio Norte entrevistou na manhã desta sexta-feira, 03 de julho, a superintendente regional da Polícia Federal, Mariana Paranhos. Ela falou sobre os desdobramentos da Operação Reagente deflagrada na manhã de ontem em Teresina, Uruçuí, Picos e Bom Jesus para investigar superfaturamento na compra de testes de Covid-19 no Estado.

“Essa operação foi importante, mobilizou 70 policiais federais para os interiores, além de sete auditores do Tribunal de Contas do Estado e do DENASUS, cumprimos 17 mandados de busca e apreensão em vários municípios e esse material todo foi trazido para a sede da Polícia Federal e vai ser analisado por uma equipe especializada para que os indícios de autoria sejam concluídos nessa investigação que continua”, declarou.

Delegada da PF fala sobre Operação Reagente / Crédito: Bom Dia MNDelegada da PF fala sobre Operação Reagente / Crédito: Bom Dia MN

Sobre os crimes cometidos, a delegada afirmou. “O Tribunal de Contas do Estado já tinha preparado um relatório falando da possibilidade de procedimento de dispensa de licitação fraudado, a gente sabe que são verbas federais que foram destinadas para aplicação no enfrentamento a pandemia e essas verbas podem ser aplicadas por dispensa de licitação, mas isso não significa ausência de licitação, existe um procedimento formalizado que tem que ser seguido e nesse caso nós verificamos indícios de práticas criminosas voltadas a fraude a esse procedimento licitatório para desvio de recursos públicos com o uso de documentos falsos, para simular a composição no preço desses futuros contratos que viriam a ser feitos com essas prefeituras e com esse superfaturamento que nós estimamos em torno de 40% se for comparado com o preço de mercado desses testes”, explicou.

A delegada afirmou ainda que existe a possibilidade de a operação dar surgimento a novas investigações e processos. "Existe essa possibilidade de isso acontecer, vai ser ao longo do processo de análise, são 70 policiais procurando indícios com a possibilidade de dar inicio a outras investigações", disse.

Sobre o avião que pousou no Aeroporto de Teresina no início da semana e causou apreensão em muita gente, a superintendente afirmou que não tem relação com a operação. "O avião foi uma feliz coincidência, foram policiais também de outros estados mas a maioria dos policiais são daqui do Piauí".


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail