Delegada da PF fala sobre operação: “Chegada do avião foi coincidência”

A superintendente regional da Polícia Federal deu detalhes da operação deflagrada na manhã de ontem.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Bom Dia Meio Norte entrevistou na manhã desta sexta-feira, 03 de julho, a superintendente regional da Polícia Federal, Mariana Paranhos. Ela falou sobre os desdobramentos da Operação Reagente deflagrada na manhã de ontem em Teresina, Uruçuí, Picos e Bom Jesus para investigar superfaturamento na compra de testes de Covid-19 no Estado.

“Essa operação foi importante, mobilizou 70 policiais federais para os interiores, além de sete auditores do Tribunal de Contas do Estado e do DENASUS, cumprimos 17 mandados de busca e apreensão em vários municípios e esse material todo foi trazido para a sede da Polícia Federal e vai ser analisado por uma equipe especializada para que os indícios de autoria sejam concluídos nessa investigação que continua”, declarou.

Delegada da PF fala sobre Operação Reagente / Crédito: Bom Dia MN

Sobre os crimes cometidos, a delegada afirmou. “O Tribunal de Contas do Estado já tinha preparado um relatório falando da possibilidade de procedimento de dispensa de licitação fraudado, a gente sabe que são verbas federais que foram destinadas para aplicação no enfrentamento a pandemia e essas verbas podem ser aplicadas por dispensa de licitação, mas isso não significa ausência de licitação, existe um procedimento formalizado que tem que ser seguido e nesse caso nós verificamos indícios de práticas criminosas voltadas a fraude a esse procedimento licitatório para desvio de recursos públicos com o uso de documentos falsos, para simular a composição no preço desses futuros contratos que viriam a ser feitos com essas prefeituras e com esse superfaturamento que nós estimamos em torno de 40% se for comparado com o preço de mercado desses testes”, explicou.

A delegada afirmou ainda que existe a possibilidade de a operação dar surgimento a novas investigações e processos. "Existe essa possibilidade de isso acontecer, vai ser ao longo do processo de análise, são 70 policiais procurando indícios com a possibilidade de dar inicio a outras investigações", disse.

Sobre o avião que pousou no Aeroporto de Teresina no início da semana e causou apreensão em muita gente, a superintendente afirmou que não tem relação com a operação. "O avião foi uma feliz coincidência, foram policiais também de outros estados mas a maioria dos policiais são daqui do Piauí".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES