Delegado geral, James Guerra fala sobre caso 'André bundinha': “A criminalidade pune antes da lei”

Delegado geral, James Guerra fala sobre caso 'André bundinha': “A criminalidade pune antes da lei”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado geral da polícia civil, James Guerra, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte para falar sobre as mortes que andam ocorrendo na capital, e o destino dos traficantes que amedrontam a população teresinense.

James Guerra começou relatando sobre o caso da morte do jovem Ruan Pedreira, vítima de bala perdida no dia do jogo do Brasil, na avenida Maranhão. “A respeito desse assunto fizemos uma perícia muito detalhada, que é a reprodução simulada com direito a reconstituição feita na avenida Maranhão e ontem nós fechamos justamente esses detalhes. O laudo do local foi finalizado e foi constatado que ele foi atingido a 170m de onde partiu o disparo, que era onde estava ocorrendo a discussão entre o suspeito e o segurança do bar. Por conta dessa impressionante distância muita gente sequer chegou a ver quando o Ruan foi atingido.

Nós recolhemos 5 projéteis, mas imaginamos que houve mais tiros, porque de acordo com testemunhas, ele chegou até a atirar para cima. Nós vamos fazer a perícia complementar que vai mostrar que em função da distância se tem a gravidade do ferimento. Até o final desse mês a polícia civil tem um compromisso com a família do Ruan e nós vamos entregar o caso concluído”, falou o delegado.

Sobre um caso mais recente, que foi o assassinato de um dos mais traficantes de Teresina, o André Bundinha, o delegado declarou. “A gente sempre trata das questões relacionadas com homicídio, o Piauí está inserido na realidade de Brasil, o nosso Estado disputa as estatísticas mais favoráveis com o estado de Santa Catarina que até ontem tinha 196 ataques e é porque tem um padrão europeu de segurança.

No Piauí a nossa realidade é diferente, o único ponto fora da curva na estatística é a questão dos homicídios em Teresina. Porque esses homicídios tem acontecido? Por diversos fatores que até precisaria de um estudo, mas entre esses fatores de ocorrência dos homicídios está justamente o combate que a polícia tem feito ao tráfico. Na hora que você prende traficantes de porte médio e grande em uma determinada região você acaba deixando aquele lugar vago e começa a disputa entre gangues por aquele ponto de drogas, então o número maior de prisões por tráfico acaba gerando um acréscimo de homicídios. É por isso que falamos que a política de enfrentamento a criminalidade não pode ser dissociada a educação, emprego e renda, se você atuar só com um braço do Estado você cria a situação de abrir o espaço nas outras áreas.

O 'André bundinha' foi preso pela polícia civil mais de quatro vezes, foi responsabilizado por homicídios relacionados com o tráfico, a legislação penal não vai alcançar o André bundinha, mas porque não vai alcançar? Porque ele morre antes. O que existe no Brasil é uma reincidência em massa, isso gera uma sensação de criminalidade maior e o enfrentamento e a violência se intensificam, diante disso esses conflitos passam a existir então o André como 'N' outros homicidas na hora que entra no sistema penitenciário é punido pela própria criminalidade, o que mostra que o sistema como um todo não funciona.

A própria criminalidade acaba punindo essas pessoas que tem o envolvimento antes da lei alcançar, por isso é que a gente não vê essas pessoas terem uma vida longa, os que fazem parte do grupo do André vão atrás de vingança e vai ficar nisso até que a policia efetue prisões, o que a gente precisa é de tratar a segurança como uma politica de Estado. A gente não vê uma proposta real para segurança, quem for administrar a segurança tem que saber que naquele ano tem um número 'x' de investimento e aquilo precisa ser cumprido”, finalizou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES