Em entrevista, coordenadora do PROERD destaca benefícios do programa na sociedade

Em entrevista, coordenadora do PROERD destaca benefícios do programa na sociedade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (06/02), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios a major Elizete Lima, coordenadora do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que recebeu o prêmio de Inclusão Social da Rede Meio Norte. O prêmio foi disputado por 29 entidades que realizam trabalhos de equidade social.

Para a coordenadora estadual do PROERD, major Elizete Lima, o prêmio é uma vitória para cada instrutor da Polícia Militar que faz da entidade uma missão divina e que não mede esforços para fazer o programa acontecer. “O PROERD é um programa de prevenção as drogas que a polícia militar faz dentro das escolas, policiais fardados que receberam capacitação na sala de aula durante 12 semanas aplicam as lições que ficam em uma cartilha que cada semana nós tratamos de um tema diferente. No final das 12 lições a gente faz uma formatura, onde as crianças recebem um certificado de uma criança que está capacitada de dizer não as drogas e a violência. Porque na verdade a gente trata de um tema bem mais amplo do que as drogas, já que as drogas são inerentes a sociedade, a gente sabe que Jesus transformou água em vinho, e vinho é álcool, álcool é uma droga, ou seja a droga é cultural. Nós também trabalhamos a cidadania dessas crianças, e o nosso programa concorreu ao prêmio por conta dos nossos resultados onde em 2014 nós tivemos mais de 15.000 crianças recebendo o certificado. E nós queremos aumentar, passamos para o comando do coronel Carlos Augusto que é um entusiasta do PROERD e já comunicou que no comando dele vamos para 100 municípios, nós já somos 58 e não vamos parar”, disse.

Ao ser indagada sobre os municípios que quiserem fazer parceria com o programa, a coordenadora destacou. “Vamos primeiramente para uma conversa, explicar como o programa funciona e qual é a responsabilidade de cada um dos parceiros. Porque nós recebemos da Secom e do seu novo coordenador João Rodrigues a doação de 5 mil cartilhas, já que o PROERD trabalha sobre um tripé que é família, escola e polícia militar. Então as prefeituras municipais vão ter esse benefício, as primeiras que nos procurarem ja vão receber a cartilha, recebem também camiseta que a criança vai utilizar no dia da formatura, e o certificado. A maioria dos nossos instrutores são voluntários eles estão nas suas folgas, e pela primeira vez talvez em 10 anos de PROERD receberá uma espécie de bonificação comprando a folga desse policial, porque o novo comando esta firmando pelos dois pilares, que é a repressão e principalmente a prevenção, o coronel Carlos Augusto está dando amplo apoio ao programa quando está tentando implementar outros projetos sociais porque acreditamos que é bem mais barato prevenir do que remediar”, declarou a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES