Em entrevista, secretário declara que mais de 200 presos deixarão os presídios no indulto de natal

Em entrevista, secretário declara que mais de 200 presos deixarão os presídios no indulto de natal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (19), o Secretário de Justiça que antes ocupava o cargo de vice-presidente do Sinpoljuspi, Wellington Rodrigues esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte para falar sobre o indulto de natal que os presos vão receber onde mais de 200 se preparam para sair do presídio nesta época do ano.

O secretário começou alertando que o indulto de natal é diferente do 'saidão de natal'. “Essa saída se chama no presídio de 'saidão de natal'. O indulto é um perdão que é concedido através de um decreto expedido pelo presidente da república, ele foi assinado agora, impõe algumas condições para que seja favorecido, tem que passar pelo juiz da execução e ele só vai sair lá para fevereiro, que é onde nos vamos saber quantos presos receberão esse benefício”, alertou ele.

Já na saída do natal, vários presos do Piauí vão receber a regalia. “Esse saidão de natal é um beneficio também concedido pela lei da Execução Penal onde é analisado toda a vida carceraria do presidiário. Para fazer jus ele tem que ter um bom comportamento, tem que ter um histórico regular e um relatório carcerário é fornecido ao juiz da execução penal, então vários presos fazem jus hoje a esse beneficio”, disse.

“Nós estamos estimando que só na Colônia Agrícola Major César que é o nosso semiaberto na região de Teresina nos teremos em torno de 120 a 140 presos beneficiados. Também terá gente da penitenciaria feminina, da Irmão Guido. Da Casa de Custódia provavelmente não sairá nenhum porque a maioria são provisórios”, relatou.

O secretário declarou ainda que os moradores do Estado podem ficar tranquilos com a situação. “Eu quero tranquilizar a sociedade piauiense de que essa seleção é feita levando em conta essa convivência interna, ele é avaliado durante todo o ano para receber esse benefício. Edições anteriores dessa saída não houve registro de casos que fossem ligados a isso. É preocupante principalmente o momento que se passa hoje de insegurança que a sociedade vive, mas foi feito um rigor absoluto nessa seleção”, falou.

Sobre o caso dos presos que não retornam ao presídio, Wellington explicou. “A saída está prevista para ser finalizada dia 23. Eles começam a sair no domingo, e o retorno é de quinze dias. No retorno a gente espera mais uma semana, ás vezes muitos se apresentam logo no primeiro dia, passados mais ou menos dez dias e tirada a média de quem não retornou, eles repassam o nome para administração da penitenciária que aciona a nossa diretoria de inteligência e a gente passa a buscar juntamente com o apoio da polícia militar  que tem sido a nossa grande parceira. Na captura, se eles não apresentarem ao juiz uma explicação razoável o juiz regride o regime, então ele volta do semiaberto ao fechado”, finalizou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES