James Guerra destaca ações para evitar alagamentos na z.Leste de Teresina

Nesta quarta-feira (9), a previsão para a capital será de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas, porém o sol deve voltar aparecer com maior intensidade e as temperaturas irão se elevar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), já realiza o monitoramento de pelo menos 56 áreas de risco após o registro de fortes chuvas nos últimos dias. Um plano de ação está sendo elaborado pela pasta e deve ser divulgado em breve.  Na tarde de terça-feira (8), Teresina atingiu a marca de 33 milímetros de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e esse cenário deixou  avenidas alagadas e causou alguns transtornos para população.

James Guerra, superintendente da SAAD-Leste, destaca ações para combater alagamentos no período chuvoso - Foto: Rede MN

Em entrevista ao Bom Dia Meio Norte, nesta quarta-feira (8), o delegado James Guerra, superintendente da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Leste, afirmou que diversas medidas preventivas foram adotadas para evitar maiores problemas para população no período chuvoso como sistemas de macro e microdrenagem, galerias e canais de escoamento das águas pluviais, além da obra da galeria da zona Leste que deve pôr fim aos alagamentos da região, que é afetada pelas chuvas.

“Sobre a questão do acumulo de água na zona Leste, a prefeitura já vem tratando de forma preventiva desse assunto. Inclusive, hoje pela manhã, nós temos uma reunião na Saad Norte, justamente para traçar todas estratégias a partir da orientação do prefeito Dr. Pessoa e esse encontro vai reunir as principais secretarias que atuam no enfrentamento nessas questões das águas. Desde o mês de outubro, nós fomos avisados pelo pessoal da meteorologia de que nós teríamos um inverno no Piauí bastante rigoroso com a previsão de muitas chuvas, então já estamos sabendo desse cenário de maneira antecipada. Nós aqui da Saad Leste, já mapeamos 22 pontos que tradicionalmente apresentam problemas para população nos bairros da zona Leste e com isso, pedimos ao prefeito que de forma antecipada nos desse condições da gente começar esse trabalho de forma preventiva. É claro que as chuvas ainda estão bastante no início, mas esse trabalho preventivo de limpar as galerias e o trabalho que vem sendo feito na Dom Severino e Avenida Kenedy e outros pontos,  a gente tem visto que os resultados tem sido parcialmente positivos", declarou.

Nesta quarta-feira (9), a previsão para a capital será de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas, porém o sol deve voltar aparecer com maior intensidade e as temperaturas irão se elevar. As chuvas esporádicas de final no médio Parnaíba e em torno da grande Teresina irão retornar em dezembro.

“Vamos continuar o trabalho, vimos que na chuva de terça-feira a galeria funcionou bem a contento, não tivemos nenhum problema. Vimos que a avenida Homero Castelo Branco  não alagou. Foi feito um trabalho não só na Homero, mas na Senador Área Leão e alguns outros pontos que eram estratégicos para evitar alagamento da Avenida Homero, mas é lógico que o problema só se resolve por completo com a construção por inteiro da galeria e hoje a meta é a gente chegar na Avenida Presidente Kennedy e queremos alcançar isso agora no ano de 2023. Eu acredito que ao chegar na Kennedy a melhora como um todo vai acontecer quando atingirmos essa meta. Nós também pedimos para que a população deixe os canais limpos, porque algumas ações dos seres humanos contribuem para que esses alagamentos continuem acontecendo e nosso objetivo é tentar minimizar ao máximo esses transtornos”, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES