Lojas e sucatas são alvos de operação por lavagem de dinheiro em Teresina

Polícia investiga lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em sucatas de Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação 'Mormaço', que cumpre mandados em revendedoras de veículos e sucatas localizadas em Teresina e cidades do Maranhão, que seriam utilizadas para lavagem de dinheiro de facção criminosa interestadual. 

A ação acontece em parceria com o Gaeco do Piauí e a Polícia Civil do Maranhão e tem como alvos pessoas físicas e empresas localizadas em Teresina, Timon e Caxias, no Maranhão. A operação acontece paralelamente com a operação 'Hesíodo', que foi deflagrada pela Polícia Federal e que cumpre mandados contra suspeitos de integrar o mesmo grupo criminoso.

A investigação foi iniciada há cerca de um ano e apontou que a facção investigada mantinha um sistema de lavagem de dinheiro em parceria com empresas para o escoamento de valores oriundos de drogas ilícitas, armas de fogos, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades.

Operaçao investiga lavagem de dinheiro e tráfico de drogas em lojas de Teresina

A Polícia Civil do Maranhão informou que foram feitas prisões e cumprimento de mandados de busca e apreensão em lojas da avenida Barão de Gurgueia e na zona Norte de Teresina. Entre os alvos da operação está a Loja Modelo Veículos, que trabalha na categoria de lojas de carros, no bairro Vermelha, em Teresina, onde estão  sendo cumpridos mandados de busca e apreensão.

Por meio de alguns investigados e de pessoas ligadas a eles, os investigadores apontaram que o dinheiro era aplicado em agências de veículos, arenas esportivas e aquisição de imóveis, além de outros segmentos empresariais. Essa manobra financeira tinha a clara intenção de dificultar o rastreamento dos valores.

Polícia deflagra operaçao e cumpre mandados em Teresina

Após representação formulada pelo Gaeco maranhense, a 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luis-MA, que atua no processamento e julgamento dos crimes de organizações criminosas, determinou o sequestro de bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$8 milhões, além de bloqueio de ativos financeiros diversos. Ainda conforme as investigações, foi possível detectar movimentações de ativos dos investigados que chegaram próximo aos R$ 90 milhões.

Os envolvidos, caso condenados, podem responder em tese pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, tipificados, respectivamente, nos arts. 2º da Lei 12.850/13, art. 1º da Lei 9.613/96, art. 33, “caput” da Lei 11.343/06 e art. 12 da Lei 10.826/03.

PF cumpre mandados da operaçao Mormaço - Foto: Divulgaçao

HISTÓRICO

Em meados de 2020, o Gaeco do Ministério Público do Maranhão remeteu informações à Superintendência da Polícia Federal em Teresina, repassando a notícia de que traficantes estariam solicitando autorizações de registros de arma de fogo na capital piauiense. Após o recebimento da informação,  a Superintendência Regional da PF no Piauí desencadeou, no último mês de setembro, a operação Integração I.

Em seguida, os dados colhidos foram compartilhados com a Superintendência da Polícia Federal maranhense, viabilizando a atividade desta quinta-feira (10), enquanto coube ao GAECO-MA deflagrar a operação Mormaço, atingindo em cheio o patrimônio da organização criminosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES