“Nós já passamos do pico do Covid-19”, afirma prefeito Firmino Filho em entrevista

O prefeito da capital concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Bom Dia Meio Norte conversou através de vídeochamada na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que falou sobre o pico do coronavírus na capital e a retomada das atividades econômicas de forma gradual e segura.

PICO DA PANDEMIA

Segundo o prefeito, o pico do vírus na cidade já passou e agora estamos no ‘segundo tempo do jogo’. “Nós temos tomado buscar as melhores decisões para a imensa maioria da cidade, nossa responsabilidade é para essas pessoas em busca de preservas vidas. Mas em que momento nós estamos hoje? Se fosse um jogo de futebol, nós já estamos no segundo tempo, as estimativas são de que o pico dessa doença foi do dia 21 a 29 de junho, nós tivemos por duas semanas uma redução pequena, mas já quebrando o índice. Foram duas semanas com redução do numero de óbitos, duas semanas com a redução da quantidade de pessoas que procuram a rede pública de saúde, ou seja, existem dados que comprovam que nós já passamos do pico, agora temos que sair mais rápido desse pico fazendo um fortalecimento das ações de isolamento social”, declarou.

RETOMADA DAS ATIVIDADES

“Mas também estamos percebendo a população já bastante ociosa para retomar as suas atividades normais e econômicas, de um lado nós estamos fortalecendo o isolamento sexta, sábado e domingo e por outro lado nós estamos retomando as atividades econômicas através de um plano que prevê um retorno responsável daqueles setores com maior segurança e maior capacidade de geração de emprego e renda, então iniciamos a primeira etapa. Na semana passada houve certa incompreensão da população já que quando a gente fala em retomada das atividades graduais parece que todo mundo acha que pode voltar, principalmente no Centro então tivemos uma aglomeração com o funcionamento clandestino do comércio. A Guarda Municipal intensificou a fiscalização e nós tomamos atitude para colocar empecilho no funcionamento desse comercio”, afirmou o prefeito.

POR QUE NÃO ABRIR LOGO?

“São dois adversários que estão se enfrentando nesse momento, de um lado a doença que já chegou ao pico, todo trabalho que nós tivemos foi fundamental para que tivesse evitado um colapso, ao mesmo tempo o tempo foi necessário para que a rede hospitalar pudesse ser expandida, toda estratégia montada foi bem executada, poderia ter sido melhor em termos de isolamento, mas o fundamental é que nossa estratégia deu certo. Agora nós não podemos subestimar essa doença, se a gente fizer um processo de reabertura caótico a doença pode voltar e nós podemos ter outro pico que pode gerar mais óbitos e sofrimentos para nossa população, não podemos ser teimosos, temos que obedecer as regras do jogo”.

PREFEITURA ESTÁ ALINHADA COM O GOVERNO?

“A nossa retomada da economia é feita em quatro fases, a primeira fase está em andamento, semana passada nós tivemos a reabertura da indústria, da construção civil, lojas de material de construção. Na semana que vem, dia 20, nós teremos a retomada das concessionárias e comércio de veículos, assim como também as lojas de autopeças trabalhando com delivery. Independente da data que está sendo planejada é fundamental que as pessoas possam respeitar o distanciamento, se desobedeceram como aconteceu semana passada nós vamos ter que segurar o processo porque atrapalhou o retorno. Nós temos sim parceria com o Governo do Estado, com vários setores econômicos, mas para que nós possamos adequar tudo isso as regras do jogo têm que ser respeitadas. Essa reabertura é feita de 14 em 14 dias, então se nós pegarmos a partir da semana passada, com essa reabertura que tem quatro fases, em um período de dois meses toda a economia de Teresina já estaria completamente aberta”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES