Operação prende membros de facção que praticaram tortura em Teresina

Segundo o delegado Tales Gomes, as investigações contaram com o apoio da 22° Delegacia de Polícia de Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de prisão preventiva e prendeu três pessoas na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro, em Teresina. A ação policial foi desenvolvida pela Gerência de Polícia Especializada.

De acordo com informações da polícia, há um mês, quatro jovens moradores do bairro Santa Maria da Codipi foram capturados por integrantes de facção criminosa com atuação na região e foram levados para um matagal onde foram espancados com pelo menos 40 golpes de madeira, sendo obrigados a fazer juramentos de lealdade à facção. Essa tortura foi feita em punição por praticarem roubos na região da invasão Boa Esperança, naquele bairro.

Os presos de iniciais R. D. A. L; V. C. D. E.; C. N. M. R. estão à disposição da justiça.

Operação prende membros de facção que praticaram tortura em Teresina - Foto: Reprodução

Segundo o delegado Tales Gomes, as investigações contaram com o apoio da 22° Delegacia de Polícia de Teresina, que obteve os vídeos em que os jovens foram torturados e, então, puderam ser identificados os torturadores. “Pudemos também obter elementos de prova do cometimento do crime de homicídio contra Yure de Assis Oliveira Cardoso, morto no dia 10 de fevereiro, cujo corpo foi encontrado na invasão Boa Esperança. 

Em entrevista ao Bom Dia Meio Norte, o delegado Tales deu mais detalhes sobre a operação ocorrida nesta terça.

"Esses vídeos foram gravados na invasão Vila Boa Esperança, na região do Dilma Rousseff e Vila Padre Humberto, na região da Santa Maria da Codipi. Nós conseguimos alguns vídeos, onde quatro jovens lá da região, com passagens por crimes, por praticarem furtos lá na região, foram pegos pelos integrantes de uma facção criminosa e disciplinados com muitos golpes de madeira, ameaças com arma de fogo, sendo obrigados a falar, fazer menção facção criminosa, e a investigação conseguiu identificar alguns desses elementos que praticaram essas torturas e hoje nós conseguimos fazer a prisão de três desses elementos, cumprindo mandados de prisão temporários expedidos pela Central de Inquéritos", disse o delegado.

O delegado disse ainda que esse tipo de operação continuará a acontecer em todo o estado e que essa é a determinação do secretário Chico Lucas e do delegado-geral Luccy Keiko.

"Exatamente, essa é a determinação do secretário Chico Lucas, delegado Luccy Keiko, no sentido de reprimir, de forma qualificada, as facções criminosas, uma das vertentes de atuação da facção é a questão do domínio territorial e uma das formas de fazer esse domínio é impondo a lei da força, as vezes até matando as pessoas nesses tribunais que eles praticam, só que no final, quem prevalece é a aplicação da lei, nós trabalhamos com ordem judicial de busca e de prisão, hoje fizemos a prisão de três indivíduos integrantes de facção criminosa que atuam na região da Santa Maria da Codipi, outras prisões deverão ser feitas e a repressão vai ser dessa forma, mostrando resultado", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES