Piauí recebe mais 11 mil doses da Coronavac nesta segunda-feira (25)

O secretário de saúde do Piauí afirmou que essas doses serão para a primeira etapa do plano de imunização.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí recebeu, no domingo (24), 24 mil doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, fabricada na Índia. O imunizante começou a ser distribuído no mesmo dia para os municípios piauienses e será utilizado como primeira dose para imunizar pessoas do grupo prioritário – que inclui trabalhadores da Saúde e idosos – no estado.

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, na manhã desta segunda-feira (25), o Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que além das 24 mil doses recebidas ontem, o Piauí recebe hoje mais 11 mil doses da Coronavac.

“Ontem nós recebemos 24 mil doses da vacina importada da Índia, da AztraZeneca, essas vacinas já começaram a ser distribuídas pelas nossas rotas terrestres e hoje estão sendo entregues nas demais regiões do Piauí por via aérea. Hoje nós deveremos receber mais 11 mil doses, desta vez da Coronavac e estas 11 mil doses também serão distribuídas respeitando a mesma logística para que a gente faça essas vacinas chegarem a todas as regiões do estado o mais rápido possível . O importante é dizer que hoje até às 10h a vacina de ontem já estará em todas as regiões do Piauí”, declarou. 

Piauí recebeu mais 24 mil doses da vacina AstraZeneca - Foto: Ccom

“É bom que se diga que essas vacinas ainda são para que a gente possa atingir o primeiro público-alvo, que são os profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos residentes em abrigo e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência. Desta forma, nós estamos recebendo vacina que complementam esse público e consequentemente o Ministério deverá enviar mais vacinas para que a gente possa ir atingindo gradativamente os outros públicos”, disse o secretário acrescentando que ainda não se tem uma nova data de chegada de mais vacinas.

Sobre a fiscalização em cima das pessoas que estão furando fila no Piauí, o secretário afirmou que o Ministério Público está investigando todos os casos e que nada ficará longe do olhar dos órgãos competentes.

“As obrigações com relação ao Programa Nacional são muito claras, cabe a Sesapi recepcionar as vacinas e fazer a distribuição, como também garantir seringas, agulhas, nós também fazemos a supervisão, nós estamos atentos a toda logística e toda a aplicação da vacina no Piauí. Agora a responsabilidade pela aplicação é do gestor municipal, eles são os responsáveis pela execução da vacinação, O Ministério Público Estadual também esta atento a isso e nos casos de descumprimento nós atuaremos. O MP já abriu processo investigativo em algumas cidades do Piauí por ter percebido pessoas furando fila. É importante que se diga que todos aqueles que são vacinados tem que ingressar no Sistema de Informação Nacional, colocar o CPF, o cartão SUS e esse sistema já diz quando será a segunda dose da vacinação. Então qualquer burla ao sistema, qualquer fura-fila não ficará longe do olhar dos órgãos de controle”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES