PM realiza operação para desocupação de terreno na zona sul de THE

A operação é comandada pelo coronel Galvão e busca a reintegração de posse de uma área invadida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí, através do GDO (Departamento Geral de Operações), deflagrou, no início da manhã desta terça-feira (21), a Operação Invasão, em área próxima da BR-316, região do Teresina Sul, zona sul de capital. Cerca de 500 homens de várias forças de segurança estão em campo.

A operação é comandada pelo coronel Galvão e busca a reintegração de posse de uma área invadida. Em entrevista ao repórter Kilson Dione, o coronel informou que existem de 800 a 1.000 barracas no local. A ação é para cumprir uma ordem judicial.

"Nós estimamos no nosso planejamento que existem em torno de 800 a 1.000 barracas e estamos percebendo que muitas barracas estão só montadas e não tem ocupação e trouxemos o máximo de estrutura possível para garantir que os ocupantes retirem seus materiais e saiam tranquilamente, é por isso que a Polícia Militar está aqui, para fazer cumprir uma ordem judicial."

O coronel Galvão disse ainda que está sendo feito o acompanhamento junto aos oficiais de justiça e que a maioria dos ocupantes estão entendendo a situação e retirando seus materiais do terreno

"As nossas equipes acompanha os oficiais de justiça que mostram para eles que existe uma propriedade aqui e que a justiça determinou que eles desocupem o local, a grande maioria está entendendo isso e já estão retirando os materiais, daremos o tempo necessário para essa retirada e a paz seja reestabelecida".

O coronel também falou sobre as facções criminosas que tem atuado na região do Teresina Sul, onde recentemente ocorreu um homicídio dentro da ocupação e que estaria ligado às facções criminosas.

Foi também relatado sobre um crime que ocorreu na ocupação onde uma pessoa foi morta e o crime estaria ligado às facções criminosas.

"Realmente houve um homicídio aqui, dentro da ocupação, e está sendo feito o trabalho de investigação pela Polícia Civil, mas é como a gente tem dito, a inteligência tem trabalhado e qualquer elemento que esteja aqui, que não seja um ocupante, ou que pertença à organização criminosa, logo ele será detido e conduzido à Central de Flagrantes".

Durante a operação, alguns ocupantes começaram preferir palavras de ordem, como "Queremos moradia", mas não foi registrado confronto com os policiais. A operação conta com a participação da Strans, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entre outras forças de segurança.

Uma das pessoas que participam da ocupação, identificada como Maria, conversou com o repórter Kilson Dione e disse que ninguém está fazendo nada obrigado e todos estão lutando pelo mesmo objetivo e que estão em um campo de guerra.

"Aqui é um grupo só, todos estão lutando pelos mesmo objetivos. Aqui é um campo de guerra, a gente está lutando pelo que é nosso e tem pessoas interferindo para que a gente não possa ficar aqui. Até 10 anos atrás isso aqui não era nada, só tinha corpos, moto roubada, e o que a gente fala para todos é, continuem. Aqui ninguém está obrigado. E a orientação é, eles vão entrar e a gente vai ficar na nossa, eles vão derrubar e a gente vai levantar", disse Maria.

NOTA DA POLÍCIA MILITAR SOBRE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

A Polícia Militar do Estado do Piauí informa que deu apoio ao cumprimento a 5 ordens judiciais para a realização de reintegração de posse em uma área de 32 hectares localizada na região sul da capital.

A PM-PI através do gerenciamento de crises e direitos humanos tentou, por diversas vezes, fazer a desocupação voluntária, inclusive com reuniões com representantes dos ocupantes. 

Durante a operação de reintegração foram feitas algumas conduções ao distrito policial. O Comando da Operação foi realizado pelo Departamento Geral de Operações (DGO), com apoio das tropas especializadas e da Coordenadoria de Mediação de Conflitos da PMPI.

Teresina, 21 de março de 2023.

José Avelá Pereira Costa - Cel PM - Diretor de Comunicação Social da PMPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES