Portadores de necessidades ganharão ônibus adaptados

Portadores de necessidades ganharão ônibus adaptados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir da próxima semana, dois ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais estarão circulando junto com os coletivos de Teresina. A Secretaria de Transportes e Trânsito ? STRANS, apresentará os veículos na próxima segunda-feira (02). A adaptação obedece a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade desse público.

Com a vigência da Lei, as empresas fabricantes de transporte coletivo ficam obrigadas a introduzir itens essenciais à acessibilidade de portadores de deficientes físicos como elevadores, cinto de segurança e portas especiais. Os dois ônibus, que serão apresentados pela STRANS, já obedecem às normas e deverão ser os primeiros de outros que deverão circular na cidade.

O diretor de transportes públicos da STRANS, Sebastião Ferraz, ressalta a importância desse tipo de transporte. ?É muito justo que as pessoas portadoras de necessidades especiais também tenham os mesmos direitos de acessibilidades que as demais. Oferecer esse serviço é uma obrigação dos órgãos públicos e privados?, pontua.

Inicialmente, os ônibus adaptados contemplarão usuários da zona Sul, região onde apresenta o maior número de cadeirantes cadastrados juntos à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social ? SEMTCAS. Os veículos farão a mesma rota de coletivos convencionais e serão reconhecidos através de selos colocados no pára-brisa dianteiro e na lateral dos ônibus.

Transporte Eficiente

A Prefeitura de Teresina já desenvolve projetos que auxiliam na acessibilidade de portadores de deficiência física. Há quatro anos, o município realiza o projeto Transporte Eficiente, realizando 1.150 atendimentos por mês. Diariamente, 50 pessoas são transportadas entre as várias zonas da cidade.

O projeto funciona com oito veículos adaptados, quatro kombis, com capacidade para atender três cadeirantes e quatro vans, com capacidade para dois cadeirantes. Os beneficiados têm cadastro na Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social ? SEMTCAS. Atualmente existem 700 cadastrados.

O custo do Transporte Eficiente é o mesmo do transporte coletivo convencional de R$ 1,60 a inteira e R$ 0,80 a meia. O cadastro é feito na SEMTCAS. Para tanto é necessário apresentação de atestado médico, carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência. O serviço funciona de 8h às 23h, durante a semana, e de 8h às 20h, aos sábados. Outras informações pelo telefone 0800 86 9009.

Semcom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES