“Terceira onda será menor, mas mais grave”, alerta Gilberto Albuquerque

Sobre uma possível falsificação de laudos com objetivo de pessoas furarem filas, o médico informou que tudo está sendo bastante fiscalizado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, na manhã desta quinta-feira, 20 de maio, que falou sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 em Teresina e uma possível terceira onda do vírus.

Nessa semana, a Fundação Municipal de Saúde abriu a vacinação para 18 a 59 anos com comorbidades, o que permitiu um avanço na capital. “Dentre aqueles 29 grupos que foram eleitos prioritários pelo Ministério da Saúde é feito uma avaliação de qual grupo morre mais pessoas quando acometidos pela Covid, eles precisam ter prioridade porque a chance de morrer é maior. Como as capitais receberam uma quantidade significativa de doses da Pfizer então nos permite avançar nas idades. Vale lembrar que o site da Fundação Municipal de Saúde abre a cada dois, três dias. Nós precisamos ter certeza que o numero de doses já esteja conosco, então quando o site abre para cadastro significa que as doses já estão com a gente”, declarou.

Gilberto Albuquerque relatou que a vacinação está melhorando os índices em Teresina - Foto: Reprodução

Sobre uma possível falsificação de laudos com objetivo de pessoas furarem filas, o médico informou que tudo está sendo bastante fiscalizado. “Nós temos um acompanhamento com o Tribunal de Contas do Estado, com o Ministério Público e outras instituições de controle, tão tal que para você ter acesso a vacina você deixa o comprovante de que aquilo que você cadastrou é verdade, a qualquer momento que os órgãos precisarem de uma auditoria nós estamos com todos os documentos prontos. O CRM já esta alertando os médicos, a responsabilidade para que não haja falha, temos que garantir que aqueles que estão na prioridade sejam vacinados nesse momento”, disse.

O presidente ainda falou sobre uma possível terceira onda da Covid em Teresina. “É importante destacar que nós já recebemos mais de 20 mil doses, há uma perspectiva que essa semana a gente receba em torno de 10 mil doses a mais, se chegar dá para avançar muito. Estamos com 70% de leitos clínicos e 86% de leitos de UTI ocupados. Ainda estamos no critério de super lotação, o ideal é que a gente esteja abaixo de 70%. A queda já esta acontecendo há três semanas, a terceira onda vai vir mas com certeza ela será bem menor do que as duas anteriores . É importante frisar que será menor, mas mais grave para quem contrair, esse é o cuidado que a gente está tendo para manter equipes em vigilância o tempo todo”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES