Calor na madrugada

Calor na madrugada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calor que tem invadido as madrugadas está tirando o sono de muita gente. Há quem abra as janelas, mantenha os ventiladores ligados e, mesmo assim, permaneça acordado a noite inteira.

"Eu estou há uns 5 ou 6 dias com insônia por causa do calor?, conta a jornalista Kátia Lima. ?Vou muitas vezes ao banheiro lavar o rosto e fico prendendo o cabelo", reclama.

Se é difícil administrar o próprio sono nas noites de verão, fica ainda mais complicado quando se tem crianças em casa. A dona de casa Fernanda das Graças conta que os pequenos acabam chamando para tomar água e aumentar o ventilador. Ela, que estava acostumada a levantar cedo, vê agora a família inteira pular da cama antes do sol nascer.

"Quinze para as cinco e já estava todo mundo de pé, tomando o café?, conta.

Mesmo quem não costuma perceber que teve o sono interrompido pode sofrer as consequências de uma noite de calor. É que, para que sejam desfrutados níveis profundos de relaxamento, o cérebro precisa baixar a temperatura do corpo. Um esforço silencioso, mas redobrado, que pode consumir parte das energias tão necessárias ao longo do dia.

O neurologista Shigueo Yonekura, especialista em distúrbios do sono, explica que o sono no calor nao é profundo, e a pessoa desperta várias vezes durante a madrugada. O resultado vem no dia seguinte: Kátia reclama que tem dor de cabeça por não dormir bem. ?Fico com o corpo meio moído?, diz.

O neurologista alerta para consequências mais graves, como acidentes automobilísticos por causa do cansaço.

A vendedora Sirlei Sozo Oliveira sente até queda na produtividade ao longo do dia. ?Um pouquinho só, mas eu tento mostrar que não?, brinca.

Fonte: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES