Distúrbios do apetite

Distúrbios do apetite

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A anorexia nervosa e a bulimia s?o dist?rbios caracterizados por um comportamento alimentar bizarro. Ocorrem com muito mais freq??ncia no sexo feminino do que no masculino e acometem pessoas que t?m uma preocupa??o excessiva com a apar?ncia e a forma do corpo.

A anorexia nervosa est? presente em aproximadamente 1% das adolescentes ou jovens adultas, enquanto a incid?ncia da bulimia ? de aproximadamente 5%. A principal caracter?stica da anorexia nervosa ? uma vis?o distorcida da imagem corporal. Existe um medo m?rbido de ganhar peso ou tornar-se obesa. J? a bulimia nervosa caracteriza-se por uma compuls?o em alimentar-se.

O indiv?duo acometido chega a ingerir 2000 a 3000 cal em uma ?nica refei??o, parando de comer apenas quando acontece algo que o interrompa, como por exemplo, o t?rmino da comida, a interfer?ncia de outra pessoa ou quando come?a a passar mal. Nesses momentos, ele costuma ter uma terr?vel sensa??o de perda de controle. A?, para compensar, ele provoca v?mitos, ingere quantidades excessivas de anorex?genos, laxativos ou diur?ticos ou exercita-se excessivamente.

Esses dist?rbios da alimenta??o acompanham-se de morbidade e mortalidade significativas. A anorexia nervosa provoca todos os dist?rbios associados ? desnutri??o e em casos extremos a morte. J? a bulimia nervosa associa-se mais freq?entemente a dist?rbios hidroeletrol?ticose aos efeitos f?sicos dos v?mitos. A taxa de mortalidade infelizmente n?o ? desprez?vel, gira em torno de 15%. A causa mortis, al?m daquela provocada pela desnutri??o pode ser arritmia card?aca, hemorragia digestiva, suic?dio, etc.

O tratamento baseia-se predominantemente em psicoterapia, n?o raro necessitando do uso de medicamentos, como antidepressivos, que ser?o indicados pelo psiquiatra, conforme julgue necess?rio. Freq?entemente recorre-se tamb?m ao aux?lio de um endocrinologista ou cl?nico para controlar os dist?rbios metab?licos associados.

O diagn?stico ?s vezes ? dif?cil, porque os pacientes tendem a esconder a situa??o. Na anorexia nervosa o paciente emagrece muito, a mulher para de menstruar e fica edemaciada. O diagn?stico diferencial inclui, al?m de v?rios dist?rbios psiqui?tricos, o abuso de drogas, doen?as como AIDS, hipertireoidismo, c?ncer, diabetes e a pr?pria desnutri??o. No caso da bulimia nervosa, o diagn?stico diferencial inclui outros dist?rbios psiqui?tricos e as patologias associadas a v?mitos.

Enfim, pessoas portadoras desses dist?rbios podem beneficiar-se muito das v?rias modalidades terap?uticas dispon?veis e n?o devem envergonhar-se de procurar ajuda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES