Gestação

Gestação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pr?-natal, atividades f?sicas e alimenta??o e ganho de peso

Voc? est? esperando um beb?. Um passo muito importante agora ? procurar o seu m?dico para iniciar o pr?-natal. Mas, afinal o que ? e para que serve o pr?-natal?

O pr?-natal ? um acompanhamento da evolu??o da gesta??o, em geral realizado pelo obstetra, que visa cuidar da sa?de da mulher e de seu beb? at? que o parto ocorra. Vai al?m do cuidar da sa?de f?sica, pois ? durante o pr?-natal que o m?dico orienta a mulher sobre sua gravidez, os cuidados que ela deve ter neste per?odo, a nutri??o, exerc?cios, trabalho de parto, parto, aleitamento e outros temas. H? a oportunidade de conversar sobre suas d?vidas e seus medos, de ter um apoio. Algumas vezes outros profissionais de sa?de, al?m do obstetra, s?o requisitados para avaliar e/ou orientar a gestante.

Vamos procurar falar um pouco sobre cada um destes temas.

Em rela??o ao acompanhamento m?dico da gesta??o, a primeira consulta deve ser realizada o mais precocemente poss?vel, n?o devendo ultrapassar o primeiro trimestre da gravidez. Nesta primeira consulta, o m?dico faz o exame f?sico e ginecol?gico (n?o h? risco em ser examinada, e ? importante o exame para verificar se est? tudo bem) e alguns exames ser?o solicitados.

Os exames realizados pela coleta de sangue e considerados obrigat?rios s?o o hemograma (para avaliar anemia), glicemia (para saber se voc? tem diabetes), tipo de sangue (a gestante com tipo sang??neo Rh negativo, com parceiro Rh positivo, necessita de acompanhamento e orienta??o) e exames para avalia??o de infec?es: VDRL (s?filis), HbSAg (hepatiteB), HIV (Aids), sorologia para toxoplasmose e rub?ola. As gestantes tamb?m fazem exame de urina e papanicolaou (este, se estiver na ?poca de realiza??o).

O primeiro exame ultrasonogr?fico ? realizado ap?s 07semanas, n?o devendo ultrapassar a 14? semana de gesta??o. Tem se optado por realizar uma ultrasonografia obst?trica morfol?gica de primeiro trimestre, se for poss?vel, entre a 11? e a 14? semana de gesta??o, no sentido de ser feito um primeiro rastreamento de malforma?es cong?nitas.

Nesta primeira consulta, se prescreve uma vitamina, o ?cido f?lico, para ajudar na preven??o de malforma?es cong?nitas. O ideal ? que a mulher comece a tomar esta vitamina desde o momento em que deixa de evitar a gravidez, pois seria bom que no momento da concep??o esta preven??o j? estivesse em pr?tica.

As consultas de pr?-natal ser?o mensais at? o oitavo m?s. A partir da? passar?o a ser quinzenais e no ?ltimo m?s, at? o parto, ser?o semanais. Em nenhuma circunst?ncia a gestante poder? ser dispensada de consultas de pr?-natal antes do parto ocorrer. Isto que dizer: as consultas no ?ltimo m?s de gesta??o devem ser semanais, pois algumas complica?es podem ocorrer neste per?odo, e, tamb?m, ? quando as d?vidas sobre os sinais do trabalho de parto mais aparecem. Em todas as consultas a mulher dever? ser pesada, sua press?o arterial dever? ser medida, e a partir do 4? m?s ter medida a altura de seu ?tero (que indiretamente avalia o crescimento do feto), al?m de ser ouvido os batimentos card?acos do feto.

Em geral se realiza um exame ultra-sonogr?fico em cada trimestre da gesta??o. Por?m, lembre-se, nada substitui a consulta de pr?-natal e o exame obst?trico bem feito. A ultrasonografia ? um exame complementar.

ATIVIDADES F?SICAS

Converse com o seu m?dico sobre as atividades f?sicas durante a gravidez: As consideradas de baixo risco s?o as indicadas, pois ajudam na diminui??o do stress mec?nico sobre as articula?es e t?m um efeito diur?tico (aumentam a produ??o de urina), al?m de outras vantagens. S?o elas: hidrogin?stica, caminhada, dan?a, nata??o (como atividade f?sica, n?o como exerc?cio f?sico, que implica em ritmo, freq??ncia e dura??o e nem como esporte, que implica em performance e competi??o), ciclismo, yoga. Podem ser realizadas na gesta??o, se n?o houver alguma contra-indica??o cl?nica, por, no m?ximo, trinta minutos di?rios, de 3 a 5 vezes por semana.

As consideradas de m?dio risco devem ser realizadas com cuidado e vigil?ncia, somente por aquelas gestantes que j? realizavam tais atividades de forma habitual, e que t?m preparo f?sico. Exemplo: gin?stica, aer?bica, t?nis, muscula??o, patina??o. Mesmo nestas gestantes estas atividades n?o devem ser realizadas no ?ltimo m?s de gesta??o.

Est? contra-indicada na gesta??o a pr?tica de v?lei, hipismo, mergulho.

ALIMENTA??O E GANHO DE PESO DURANTE A GESTA??O

A gestante n?o deve engordar mais do que doze quilos durante a gesta??o. O ganho muito r?pido ou excessivo de peso ? prejudicial a gestante e seu beb? pois, entre outras complica?es, pode ser fator desencadeante da press?o alta espec?fica da gravidez e/ou da diabetes gestacional, com conseq??ncias ruins a ambos.

Portanto, a mulher n?o deve comer por dois, mas, deve ter uma alimenta??o saud?vel j? que, ganhar pouco peso (menos de 7Kg) tamb?m pode ser prejudicial. A gr?vida deve ter uma dieta fracionada (comer pequenas quantidades, v?rias vezes ao dia), evitando o jejum prolongado (maior do que 6 horas), prejudicial ao feto e que tamb?m pode acarretar mal-estar na m?e devido ? hipoglicemia (pouco a?car no sangue). Tamb?m deve evitar encher o est?mago de uma vez, o que pode acarretar mal-estar e azia, devido ? digest?o mais lenta da gestante e refluxo do est?mago para o es?fago.

Engordar demais n?o ? bom, mas, querer manter o peso ou ganhar muito pouco, deixa a mulher suscept?vel a complica?es e conseq?entemente o beb? poder? ser afetado.

A dieta deve ser balanceada, incluindo vitaminas e sais minerais (frutas e verduras), prote?nas (leite, carnes e cereais), fibras (verduras, aveia, milho, trigo, frutas), gorduras e carboidratos (p?es, massas, doces etc), estes dois ?ltimos s?o alimentos energ?ticos, os quais devem ser consumidos com modera??o.

A partir do segundo trimestre da gesta??o, aumentam as necessidades de ferro, prote?nas e c?lcio, pois o beb? inicia a fase de crescimento r?pido. Coma f?gado e outras carnes, feij?o, vegetais verde-escuros e frutas, como laranja e lim?o, que ajudam a prevenir a anemia por falta de ferro. O m?dico tamb?m costuma iniciar uma suplementa??o de ferro, atrav?s de comprimidos nesta fase. N?o se esque?a do leite e seus derivados (queijo, iogurte etc.) que s?o importantes para a forma??o dos ossos e dentes do beb?.

Esta ? uma orienta??o b?sica sobre a dieta durante e gravidez. Siga as orienta?es do profissional que est? acompanhando seu pr?-natal, pois existem situa?es em que h? necessidade de restringir algum tipo de alimento ou de recomendar a ingest?o maior de outro, na decorr?ncia do peso inicial da gr?vida, presen?a de alguma doen?a (como hipertens?o, diabetes etc.) e outros fatores, que necessitar?o de orienta??o espec?fica.

Prof. Dra. M?rcia Maria Auxiliadora de Aquino



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES