Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Usar a p?lula do dia seguinte ou ter rela??o sexual com diferentes parceiros ao longo da adolesc?ncia s?o atitudes que j? fazem parte do cotidiano do jovem brasileiro entre 13 e 16 anos.

Uma pesquisa realizada com 6.308 alunos de escolas particulares revela que 22% dos 1.383 adolescentes que perderam a virgindade nessa faixa et?ria usaram a p?lula do dia seguinte para evitar a gravidez. Quase 20% desses jovens j? tiveram rela??o sexual com pelo menos cinco parceiros. E 14% j? fizeram sexo com algu?m que conheceram pela internet.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre deste ano com alunos de 272 escolas particulares brasileiras que s?o conveniadas ao Portal Educacional, entidade respons?vel pela aplica??o dos question?rios. Do total de entrevistados, 34% s?o estudantes do Estado de S?o Paulo.

Andr?ia Maia Santana, gerente da Central de Projetos do Portal Educacional, explica que os professores dos col?gios participantes receberam capacita??o e acompanharam os alunos no momento em que responderam o question?rio.

A maioria dos 6.308 jovens participantes ainda ? virgem. Destes, 85% afirmaram j? ter "ficado" com algu?m. Mas ? o comportamento dos 22% que disseram ter perdido a virgindade nessa faixa et?ria que chama a aten??o.

A suspeita de gravidez ? alta no universo pesquisado: 42,3% dos que perderam a virgindade j? acharam ter engravidado algu?m no caso dos meninos ou ter ficado gr?vida no caso das meninas. Apesar de 86% dos jovens terem relatado usar camisinha, o n?mero de meninas que j? tomaram a p?lula do dia seguinte ? alto, segundo especialistas.

? por conta desse contexto apontado na pesquisa que os pais n?o podem fechar os olhos para o in?cio precoce da vida sexual de seus filhos e devem promover o di?logo. Para o psiquiatra da Universidade Federal de S?o Paulo (Unifesp), Thiago Fidalgo, os resultados desse trabalho nas escolas confirma dados de estudos anteriores, que mostram o in?cio cada vez mais cedo da vida sexual e chama a aten??o para a falta de planejamento dos jovens quando o assunto ? vida sexual. A orienta??o dada pelo psiquiatra ? que os pais, ao tomarem conhecimento dessa realidade, chamem seus filhos para conversar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES