Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Chega Mais

BBB 21: falas preconceituosas são levadas como brincadeira

RACISMO NÃO É BRINCADEIRA 

É mais que importante enfatizar que o racismo não é algo novo e muito menos uma “brincadeira”. O racismo é histórico, ele vem desde antes da colonização do Brasil onde mais especificamente foi “adotado”, quando se deu início a exploração portuguesa em busca de recursos valiosos como a prata, o ouro e outros minérios valiosos. Conforme afirma Guimarães (1999), o racismo é uma redução do cultural ao biológico, uma tentativa de fazer o primeiro depender do segundo.

No decorrer dessa exploração os portugueses foram à África e perceberam que poderiam se aproveitar da mão-de-obra escrava dos negros, por terem mais poder de fogo intimidando-os e forçando-os a aceitarem o que seria o início da escravidão. O racismo está impregnado até hoje na nossa sociedade, seja ele descarado ou velado.

MAS O QUE É O RACISMO VELADO?

O racismo velado é a ação de dizer algo racista, mas não ter noção da gravidade do preconceito racial anexado a frase endereçada a uma pessoa. Também existe as expressões racistas que uma pessoa (sem um conhecimento prévio da gravidade disso tudo) pode usar.

RODOLFFO NÃO RECONHECE SEU ERRO NO BBB 21

Rodolffo causou um desconforto em João Luiz no "BBB 21" quando comparou o cabelo do professor à peruca da fantasia de monstro, que supostamente imitava o cabelo de um homem da caverna. Durante o jogo da discórdia da noite de ontem, João trouxe o episódio à tona quando classificou o cantor sertanejo como a pessoa que ele considera que "joga sujo" na casa. O goiano se mostrou surpreso e tentou se defender: "Se todo mundo observou como era a peruca do monstro... acredito eu que era um pouco semelhante". João acabou caindo no choro. 

Após o jogo da discórdia, o cantor continuou tentando justificar comparando a si mesmo e pessoas da sua família a João, normalizando o racismo. 



Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<