Neuropediatra explica a importância do brincar livre

Brincar livre: neuropediatra explica a importância desse momento na vida das crianças

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

BRINCAR LIVRE - É SÓ BRINCAR? 

Não é sozinho, nem é solto. Não é perda de tempo, nem é pouco planejado...

Experiência de liberdade, experiência de movimento! É isso que devemos oferecer às nossas crianças. Imaginem o benefício, não só do ponto de vista físico-motor, mas, especialmente, do ponto de vista afetivo-emocional, que realizar coisas por si mesmo podem trazer às crianças pequenas? Confiar em si. Sentir-se capaz. Sentir-se competente. Experimentar esse sentimento e buscar novos desafios, porque, “eu sou capaz”, “eu consigo”, etc.

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE UM ADULTO 

Brincar livre é isso. É quando o adulto oferece essa possibilidade, sem interferir o tempo todo no que deve ser feito, mas, está lá, está próximo da criança monitorando, organizando e reorganizando o ambiente. Acompanhando com seu olhar de encorajamento, com seu olhar de admiração as mil e uma descobertas que eles são capazes de fazer.

UM NOVO OLHAR SOBRE O MUNDO 

Devolvendo o sentido da palavra “livre” para o que, de fato, ele significa! Não é sozinho, nem é solto. Não é perda de tempo, nem é pouco planejado. Não é mais fácil para o adulto, também não é deixar fazer o que quer. Não é sem limite, tampouco é independência total. Não é nada disso. De permitir que a criança nos mostre os caminhos. Que as crianças eduquem nosso olhar para o novo, para o belo, para os detalhes que, tantas vezes, não conseguimos mais perceber.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES