Presidente da CPI lamenta Pazuello poder ficar calado: “Peça importante”

O senador Omar Aziz (PSD-AM), concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, ao programa Diálogo Franco.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da CPI da COVID, senador Omar Aziz (PSD-AM), concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, ao programa Diálogo Franco, da TV Jornal e falou sobre os próximos passos de análise da Comissão Parlamentar que entra na terceira semana de depoimentos.

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo prestará depoimento nesta terça-feira (18), às 9h. Os requerimentos de convocação foram apresentados pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que querem explicações sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária provocada pela covid-19. 

“Vamos querer saber o papel dele na compra das vacinas porque nós tivemos acesso a documentos de correspondências que foram feitas para comprar Cloroquina e nós queremos saber qual foi a ingerência dele para compra de vacina, qual foi o papel dele nesse momento. Em relação aos insumos tanto a Fundação Oswaldo Cruz  como o Butantan não tem mais insumos para produzir vacina no Brasil, isso atrasa a vacinação. O Brasil é um país que tem relações boas com todos os países do mundo, um dos maiores parceiros comerciais que nós temos é a China inclusive, e a gente não entende o motivo dessa situação. O que nós detectamos é que o governo nunca teve interessado em comprar vacina, infelizmente não era essa a intenção dele, a intenção dele era usar a imunização de rebanho, protocolo que tem remédios achando que com isso nós íamos evitar mortes e isso não aconteceu, é muito ruim para o país”, declarou.

Senador falou sobre próximos depoimentos e direito de Pazuello ficar calado - Foto: Reprodução

Após a conclusão da segunda semana de depoimentos, o presidente da comissão considera que já está provado que o governo do presidente Jair Bolsonaro negligenciou a compra de vacinas. “O Brasil recebeu uma correspondência da Pfizer no dia 12 de setembro de 2020 e dois meses depois através do  Fabio Wajngarten é que fez o primeiro contato, uma pessoa totalmente alheia a isso, sendo que quem recebeu essa correspondência foi o Presidente da República, o Vice-Presidente, o Ministro da Saúde, Ministro da Economia, Ministro Braga Neto e o embaixador dos EUA, nenhum desses teve o menor interesse de entrar em contato para saber as condições de compra. Veio com discurso agora que a vacina não estava aprovada pela Anvisa, o Brasil fez um acordo com a vacina indiana e a vacina indiana até hoje não foi aprovada pela Anvisa , se nos tivéssemos feito isso em setembro do ano passado, nós teríamos já em dezembro de 2020, 1,5 milhão de vacinas e agora nós teríamos mais de 18 milhões de vacinas coisa que está fazendo falta a população brasileira”, disse.

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu um habeas corpus preventivo ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em função do depoimento marcado para a próxima quarta-feira (19), na CPI da covid-19 no Senado que lhe concede o direito de ficar calado

Com relação a isso, Omar Aziz lamentou: “Vamos deixar de ter algumas informações que poderemos ter em outros depoimentos, então é uma estratégia, nós vamos usar uma estratégia de saber quem ordenou, quem comprou, quem orientou, mas ele não vai responder sobre ele, é uma pena porque é a peça mais importante, o período mais longo que alguém assumiu o Ministério da Saúde foi o Pazuello e ele era uma pessoa que poderia dar muitas informações não só para a CPI, mas para o Brasil. Falar sobre a situação daqui mesmo, do Amazonas, inclusive eu quero agradecer ao povo do Piauí que foi o primeiro estado que abriu as suas portas para pacientes amazonenses, é um gesto que comoveu o Brasil. Sou muito grato aos profissionais de saúde do Piauí e isso fica marcado na história, essa relação nordestino com nortista que sempre foi muito boa”, acrescentou.

Senador Omar Aziz concede entrevista ao programa Diálogo Franco - Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES