Jovem emite título de eleitor online em comunidade quilombola no Piauí

Há dois meses, a comunidade quilombola Mimbó tornou-se a primeira do país 100% conectada através do Piauí Conectado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estudante Aylane Lívia, de 18 anos, é uma das jovens que emitiu o título de eleitor pela internet na comunidade Mimbó, na zona rural de Amarante, no Piauí. Há dois meses, a comunidade quilombola, que  tornou-se a primeira do país 100% conectada através do Piauí Conectado, tem  25 jovens da faixa etária de 16 a 18 anos , que estão aptos a emitir o titulo eleitoral até o dia 4 de maio para as eleições de outubro.

Em entrevista ao programa Notícias da Boa, na TV Jornal (Canal 20.1), a jovem destacou os motivos que lhe fizeram emitir o título de eleitor para que possa cumprir o exercício da cidadania e participar do processo democrático das eleições de 2022.  

“Eu decidi me alistar porque o futuro do Brasil está nas mãos dos jovens. Se os jovens não se interessar, outras pessoas acabam decidindo nosso futuro por nós e com a chegada da internet deu uma grande melhorada, porque a gente não precisa mais se deslocar para Amarante para fazer coisas simples, como emitir o título de eleitor ou resolver algum problema. Como a gente mora no interior, a chegada da internet vai ajudar tanto na parte estudante, como na parte profissional assim também a defender o futuro do Brasil que vai está nas nossas mãos”, declarou.

Desde 2020, como forma de prevenir o contágio pelo coronavírus (Covid-19), a emissão do título pode ser feita de forma on-line, pro meio do Sistema Título Net, utilizando computador, tablet ou smartphone. “Não tive nenhuma dificuldade. Foi super fácil e super rápido emitir o titulo digital”, acrescentou.

Aylane Lívia concedeu entrevista via internet direto de Mimbó - Foto: Reprodução/TV Jornal

Democracia se faz com participação da sociedade civil. Em diversos países de todo o mundo, os jovens têm desempenhado um papel fundamental nas eleições e na construção de novos sonhos para o futuro das nações e Aylane Lívia, faz questão de está inserida nesse processo.

“O sentimento é gratificante porque eu realmente vou estar ajudando a melhorar  o futuro do Brasil e vou ta definitivo e defendendo o futuro dos quilombolas”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES