Vereador Eduardo Suplicy exalta o projeto Renda Básica de Cidadania

O ex-senador de São Paulo concedeu uma entrevista exclusiva para a TV Jornal Meio Norte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Notícias da Boa, comandado pela jornalista Cinthia Lages, conversou através de vídeo chamada com o ex-senador e atual vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy que falou sobre a importância do Projeto Renda Básica de Cidadania ser implantado em todo o Brasil.

O político afirmou é muito importante que nós estejamos vendo no Brasil e no mundo um debate de experiências muito bem sucedidas sobre a renda básica de cidadania, que é uma forma de garantia de renda para a população. 

“Eu quando cheguei ao senado em abril de 1991, apresentei o primeiro projeto de garantia de renda mínima através de um imposto de renda negativo ou da pessoa adulta que não recebesse pelo menos 45 mil cruzeiros o que era 150 dólares na época, passaria a ter o direito a receber um complemento de renda de 50%. O projeto foi aprovado no Senado, foi para a Câmara recebeu parecer favorável, mas naquele ano ponderou que seria bom começar a garantia de uma renda para famílias carentes desde que as crianças estivessem frequentando a escola, porque um dos problemas maiores do Brasil era o numero tão grande de famílias carentes que não tinham o que dar de comer em casa e pediam para suas crianças trabalharem precocemente desde os sete anos e aí quando chegavam na idade adulta não tinham a informação adequada”, declarou.

O vereador afirmou ainda que então, com essa garantia de renda, desde que as crianças fossem a escola seria um passo importante para o Brasil.

“Assim foi feito e as experiências foram positivas. Em 1997 foi aprovado o primeiro projeto para qual a União financiaria 50% para os munícipios que adotassem o programa naquela direção, ao longo de cinco anos cada vez mais municípios estariam aplicando isso. Em 2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso fez com que o Congresso aprovasse uma nova lei para qual 100% das cidades passariam a ter financiamento da União para programas de renda mínima associados à educação, e daí veio o Bolsa Escola, Bolsa Libertação e Auxílio Gás. No inicio do governo Lula foi instituído o cartão alimentação para as famílias carentes terem um cartão de 50 reais por mês para comprar alimentos, inclusive eu estive em Guaribas e Acauã, no Piauí, quando o Ministro do Combate a Fome lançou os programas. Em outubro de 2003 o presidente Lula resolveu unificar e racionalizar os quatro programas no que vem a ser o Bolsa Família”, afirmou. 

Eduardo Suplicy relatou ainda em entrevista que apresentou um novo projeto de lei em dezembro de 2001 para que no Brasil se instituísse a renda básica de cidadania como um direito de toda e qualquer pessoa. “Não importa a sua origem ou raça, seria uma renda paga a toda e qualquer pessoa e não seria negado para ninguém, eliminamos inteiramente qualquer burocracia envolvida, não precisa declarar quanto ganha, nem patrimônio acumulado, eliminamos o fenômeno da dependência que provoca as armadilhas da pobreza, o desemprego, mas a principal vantagem e do ponto de vista da dignidade, liberdade do ser humano, é acabar com o fato de que aquela pessoa para resolver sobreviver precisa vender o seu corpo, ou virar aviãozinho do tráfico, é nesse sentido que a renda básica de cidadania elevará o grau de liberdade para todos”, disse.

“O relator da matéria, senador Francelino Pereira disse que queria estudar o projeto, dei o meu livro para ele, ele estudou e disse que era uma boa ideia, mas disse que eu precisava torná-la compatível com a lei de responsabilidade fiscal pela qual para cada despesa precisa haver a receita correspondente. Então me pediu para aceitar um parágrafo que dizia que o projeto será instituído por etapas, a critério do poder executivo começando pelos mais necessitados como faz o Bolsa Família. Eu aceitei, achei de bom senso e graças a esse parágrafo foi aprovada por consenso em dezembro de 2002 por todos os senadores, em dezembro de 2003 por todos os deputados federais e inclusive por aquele que era deputado e hoje é o presidente Jair Bolsonaro. O presidente Lula em 8 de janeiro de 2004 sancionou e o Brasil se tornou o primeiro país do mundo que aprovou uma lei para criar a renda básica incondicional. E eu estou batalhando para que ainda durante a minha vida eu possa ver aplicada a Renda Básica de Cidadania e felizmente há poucos mais de dois meses todos os senadores, todos os deputados votaram a favor do auxílio emergencial, que pode ser mais um passo na direção de logo logo inclusive em Teresina, no Piauí, em Acauã, em Guaribas termos a renda básica universal e incondicional”, declarou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES