Bezerro desmamado: confira dicas para bom desempenho

Para reduzir o impacto negativo no desempenho dos bezerros é fundamental aplicar boas práticas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bezerro desmamado exige cuidados. O processo de separação da cria ocorre geralmente entre 6 a 8 meses de vida. Contudo, essa separação pode gerar estresse e, como consequência, perda de peso e doenças.

Boas práticas com o bezerro desmamado

Para reduzir o impacto negativo no desempenho e bem-estar dos bezerros, é fundamental aplicar boas práticas na desmama, tais como: 

Apartar o bezerro da mãe, mas mantê-lo em piquetes próximos para ter o contato visual e auditivo;

1. Oferecer água de qualidade e em quantidade adequada; 

2. Ter pasto de qualidade; 

3. Não aplicar vacinas, castração ou manejos traumáticos logo após a desmama; 

4. Usar suplementação para melhorar a eficiência da forragem e o desempenho animal;

5. Evitar o transporte dos bezerros nos primeiros dias após a desmama. Porém, caso seja necessário, faça a viagem de forma menos estressante possível. 

Nutrição dos bezerros desmamados

A desmama de bezerros de corte ocorre normalmente no início do período seco. Neste caso, é preciso garantir um pasto de qualidade com variedades que se mantenham neste período.

Mesmo assim, pastagens exclusivas de capim não atendem às demandas nutricionais dos bezerros na fase pós-desmama. Por isso, recomenda-se o creep feeding  na fase de cria, como estratégia para obter maior peso dos bezerros a desmama. O manejo consiste em cercar uma pequena área do pasto só para os bezerros, onde são colocados cochos com ração concentrada.

Como resultado: alta taxa de crescimento, eficiência alimentar e maior peso dos bezerros ao desmame. Além disso, o pecuarista terá lotes uniformes e vai reduzir o tempo de criação, com um giro mais rápido da produção.

Taxa de desmame do bezerro

Ao final da desmama é fundamental que o pecuarista avalie alguns índices zootécnicos, que indicam o resultado da fase de cria. 

A taxa de desmame (%), por exemplo, é um índice que representa o total de bezerros desmamados em relação às vacas expostas em reprodução. Ou seja, em uma fazenda em que foram desmamados 80 bezerros e 100 vacas foram expostas a reprodução, a taxa de desmame é de 80%.

Qualidade dos bezerros

Além da quantidade é preciso olhar para a qualidade dos bezerros desmamados. Por isso, recomenda-se pesar os bezerros na desmama para avaliar o resultado nutricional e genético do rebanho.

A habilidade materna tem grande impacto no peso do bezerro. Por isso, o foco é trabalhar com vacas que desmamam um bezerro com pelo menos 50% do seu peso corporal. 

Neste sentido, o Inttegra (Instituto de Métricas Agropecuárias) criou o índice quilos de bezerro desmamados por vaca exposta a reprodução. Uma fórmula que auxilia o pecuarista a visualizar o resultado na fase de cria. Fazendas boas superam os 150 kg de bezerro por vaca. 

Dessa forma, considerando uma fazenda que tenha 100 matrizes expostas a reprodução e que desmamou 80 bezerros com peso médio de 170 kg, obteve-se uma produção de 136 kg de bezerro/vaca. Se ao final da cria os bezerros fossem desmamados mais pesados, com cerca de 220 kg, a produção seria de 176 kg de bezerro por vaca.  Ou seja, melhor resultado produtivo e maior receita na venda dos bezerros. 

Conclusão

A desmama é a transição da fase de cria para a recria. Por isso, demanda atenção com o bem-estar dos animais, para evitar prejuízos produtivos e econômicos. 

Bezerros pesados ao desmame e com bom ganho de peso pós-desmama têm potencial para atingir peso de abate mais rápido. Já as fêmeas têm uma puberdade precoce, antecipando a idade da primeira cobertura. 

Na plataforma do site iRancho, o pecuarista registra e acompanha os pesos dos bezerros ao nascimento e na desmama. Informações fundamentais para avaliar o resultado da cria, ter uma boa gestão da fazenda e conseguir maior lucro.

Fonte: IRancho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES