Braquiária que tolera até 500 mm de chuva por ano chegará em breve ao Brasil

Braquiária que tolera até 500 mm de chuva por ano chegará em breve ao Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cresce a ansiedade do pecuarista brasileiro pelo lançamento da nova cultivar híbrida de braquiária tolerante à seca conhecida como Camelo. O capim foi o tema principal de inúmeras perguntas enviadas à produção do Giro do Boi recentemente. Para atender todas as mensagens, o programa consultor um especialista que está de olho no processo de aprovação da variedade para o Brasil, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária.

“Ô vontade que o pessoal está de plantar um capim que tolera realmente a seca”, exclamou Pires. “Esse capim ainda está em fase de registro. […] Conforme foi perguntado, ele não foi desenvolvido pela Embrapa. Esse material foi desenvolvido por um órgão internacional que fica na Colômbia, e conta com escritórios em diversas regiões tropicais do mundo, que é o Ciat, o Centro Internacional de Agricultura Tropical”, explicou.

Conforme esclareceu o agrônomo, ainda não é possível especificar uma data para a chegada do híbrido de braquiária ao Brasil. “Tem uma empresa que está trazendo esse produto aqui para o Brasil, mas ele ainda está em fase de registro. […] O Brasil é muito sério e muito rígido nessa parte de registro porque eles temem muito a liberação da entrada de plantas que, eventualmente, possam se tornar invasoras e prejudiciais ao nosso país. Ele está sendo testado aqui para o Brasil e acreditamos que ainda esse ano deverá sair o registro dele”, projetou.

O especialista elencou as qualidades da braquiária Camelo. “Uma das características dessa braquiária é que ela tem uma tolerância muito boa à seca, em torno de 500 mm de chuva ao ano. Ela rebrota muito bem, ela tem um sistema radicular bastante profundo e ela será, com certeza, uma alternativa para o pecuarista, principalmente, do Nordeste, plantar, ou do Tocantins, por exemplo”, indicou.

O consultor tratou de acalmar os ânimos e tranquilizar o pecuarista brasileiro que espera a chegada da cultivar ao País. “Quando sair, eu me comprometo com vocês que eu vou arrumar um pé dessa braquiária Camelo e vou levar aí no programa para mostrar para o pessoal. Tenham calma. E outra coisa: quando sair, a disponibilidade de semente não é grande, então vai ter pouca semente. Então o que você deve fazer? Adquirir um pouco, fazer um teste na sua propriedade, experimentar, avaliar o material e aí você vai poder aumentar a área de plantio”, recomendou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES